O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller; o vice-presidente Edimar Santos, prefeito de Santa Cecília do Pavão; além de dirigentes de associações regionais e prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Paraná estiveram hoje em Brasília para participar da Mobilização Municipalista que reivindicou várias conquistas importantes para os municípios.
Entre elas, a aprovação do Projeto de Lei que impede os municípios de perderem recursos em virtude do Censo Demográfico; a aprovação dos Projetos de Leis e o apontamento, por parte do Congresso Nacional, da fonte dos recursos para o pagamento dos Pisos da Enfermagem e do Magistério; e a Proposta de Emenda Constitucional que aumenta em 1,5% o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) para a aplicabilidade destes pisos.
Os prefeitos e prefeitas também elaboraram uma carta do Movimento Municipalista brasileiro aos candidatos à Presidência da República, que foi aprovada pelos mais de 500 gestores reunidos hoje na sede da CNM.
O documento conclama aos candidatos para que se comprometam com o conjunto de estratégias que são imprescindíveis ao fortalecimento dos Municípios e essenciais ao desenvolvimento sustentável brasileiro, apresentados pelo movimento municipalista, liderado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios). Leia aqui a íntegra do documento:
https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/Links/CARTA_AOS_PRESIDENCIAVEIS_-_CNM.pdf
O presidente Júnior Weiller agradeceu as presenças de tantos prefeitos e prefeitas do Estado no movimento. “Isto mostra não apenas a união e a força do movimento municipalista no Paraná, mas o compromisso das nossas lideranças com o desenvolvimento das nossas cidades e do Brasil”, comentou.