O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, liderou a comitiva de 14 prefeitos paranaenses e representou os 399 gestores municipais do Estado na Cúpula Mundial da Família 2022, em Genebra (Suíça).
O evento, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), teve início na última terça-feira, dia 28, e encerramento hoje. Os objetivos desta reunião foram: erradicação da fome e da pobreza, o combate à violência contra a mulher, familiar e infantil, e a promoção de educação de qualidade.
O Paraná foi o escolhido para participar deste evento em virtude de ser o Estado mais sustentável do Brasil, e que mais se desenvolve em políticas sociais e educacionais. Foi representado pela superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães, da SGDES, e contou com o apoio do deputado federal Ricardo Barros (líder do Governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal), da deputada estadual Maria Victória e da ex-governadora Cida Borghetti.
As ações estão dentro do propósito da Agenda 2030, que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e também auxiliam na resposta da crise da pandemia, integrando a sociedade e o setor público. Uma oportunidade de agregar conhecimento e consequente crescimento para os municípios paranaenses. Agora, a missão de prefeitos irá participar da aula magna de apresentação da plataforma de conhecimento da UNITAR (Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa), que será usada na Universidade dos Prefeitos, lançada no evento da ONU.
“Uma grande e importante iniciativa, que irá oferecer treinamento e capacitação aos nossos prefeitos e prefeitas. Quero parabenizar a OMF (Organização Mundial da Família) pelos 75 anos, e pela organização deste evento de tamanha grandiosidade e relevância”, disse Júnior.