Foi inaugurada, no último dia 25 de março, a Sala do Empreendedor de Primeiro de Maio, no norte do Paraná. A partir de agora, a cidade passa a oferecer atendimento gratuito a microempreendedores individuais (MEI), microempresas e pessoas que desejam empreender. A Sala funcionará na Rua Nove, 802, sala 4, centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e 13h às 17h.
Por meio de parceria entre a Prefeitura de Primeiro de Maio, a Associação de Municípios do Paraná (AMP) e o Sebrae/PR, a Sala vai atuar no incentivo e apoio à formalização de novos negócios que se enquadrem na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, e oferecer orientações, cursos, oficinas e consultorias gratuitas em diversas áreas, como planejamento, plano de negócios, finanças, marketing de vendas e digital.
No total, por meio de parceria construída pelo presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e o superintendente do Sebrae/Pr, Vitor Tioqueta, haverá a instalação de 60 Salas do Empreendedor no Estado em 2022.
O secretário municipal de Indústria e Comércio de Primeiro de Maio, Alessandro Vaz de Almeida, explica que a cidade vem crescendo muito no turismo e, com a instalação do Hard Rock na Ilha do Sol, muitas empresas têm procurado o município para investir. “Também percebemos várias pequenas empresas abrindo pensando nesse grande empreendimento. Então, a Sala será um canal de apoio a esses novos negócios, auxiliará na formalização e capacitação, e preparará os empreendedores para vender para empresas grandes e a própria Prefeitura”, aponta.
O diretor-executivo da AMP, Lucas Echeverria, informa que o convênio firmado com o Sebrae Paraná será importante para os municípios. “As Salas serão fundamentais para garantir a geração de empregos, já que as micros e pequenas empresas absorvem a maior parte da força de trabalho”, aponta. Para os pequenos municípios, esse reforço no atendimento a empreendedores resultará na ampliação de receitas, por meio do aumento da arrecadação de impostos, gerando mais recursos para investimentos em todas as áreas”, disse.
A consultora do Sebrae Paraná, Sandra de Souza Alves, destaca a importância de a cidade receber esse canal de atendimento gratuito a empreendedores, especialmente neste momento de preparação para receber os turistas que serão atraídos para a região da Ilha do Sol. “Por meio das orientações e serviços oferecidos pela Sala, os empreendedores e pessoas que desejam abrir um novo negócio poderão se profissionalizar para melhor atender as novas demandas da cidade”, afirma.
As principais linhas de atuação das Salas do Empreendedor são a consulta, legalização e regularização de pequenas empresas, orientações e informações, licenciamento e capacitação de empreendedores. Todos os serviços são oferecidos de forma gratuita, inclusive os de profissionalização do MEI pelo Sebrae Paraná, por meio de consultorias, cursos e palestras.
Mais informações sobre os serviços da Sala do Empreendedor de Primeiro de Maio podem ser obtidas pelo telefone (43) 99111-6076 ou e-mail flaviamarestoni@gmail.com. (Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná, com Assessoria da AMP)