A Diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) encerrou hoje, em Cascavel, os seis encontros promovidos com os objetivos de discutir com os prefeitos atuais a transição e os procedimentos de final de mandato e, com os eleitos em 6 de outubro em primeiro mandato, apresentar a pauta municipalista e preparar os novos gestores para os desafios da administração pública municipal.
Promovido em parceria com a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Amerios (Associação dos Municípios da Região do Entre Rios), Comcam Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e Cantuquiriguaçu), o encontro de Cascavel foi aberto pelo presidente da AMP, secretário-geral da CNM e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, que destacou a importância do evento e defendeu a união dos prefeitos e prefeitas. “A AMP decidiu apresentar estes temas aos prefeitos para orientá-los e ajudá-los nas suas administrações. É nosso papel defender os municípios e lutar pela aprovação da pauta municipalista. Porque é nos municípios que a população vive”, disse.
O presidente da Amop e prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, disse que a entidade está aberta aos prefeitos do Estado. “É importante darmos suporte aos prefeitos para os desafios que vão assumir”, disse, ao lado da vice-presidente da associação e prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates.
Na recepção aos gestores municipais, o prefeito de Cascavel, Leonardo Paranhos, desejou boas-vindas a todos e agradeceu pela presença.
O superintendente de Apoio aos Municípios Junior Weiller, avaliou que é fundamental os prefeitos elaborarem projetos para o desenvolvimento dos seus municípios. “Também é fundamental que os prefeitos montem boas equipes para fazer uma administração eficiente”, disse.
O deputado estadual e prefeito eleito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, destacou a importância de os prefeitos e prefeitas se unirem para desenvolverem seus municípios. “Não há mais espaço para amadorismo na política. Temos que nos preparar e nos unir. Se tivermos isso, poderemos fazer grandes gestões e eleger quem quisermos”, disse.
Já o presidente da Amerios e prefeito de Cafezal do Sul, Mario Junio da Silva, destacou a importância do evento para orientar os novos gestores.
O encontro também registrou a presença do representante da Comcam e prefeito de Nova Cantu, Airton Agnolin, que ressaltou a importância do Governo do Estado no apoio aos Municípios.
O presidente da Cantu e prefeito de Catanduvas, Moisés de Souza, disse que ser prefeito é um privilégio, apesar das dificuldades.
O diretor-executivo da AMP, Joarez Henrichs, elogiou o trabalho dos prefeitos e do presidente Edimar Santos. “O Edimar está fazendo um trabalho extraordinário em defesa dos municípios”, comentou.
A prefeita de Pérola, Valdete Cunha; o deputado estadual Luiz Corti; e o representante da Secretaria Estadual de Cidades, Ricardo Maia, também participaram do encontro.