Fotos: Alessandro Vieira/Superintendência de Apopio aos Municípios – Assessoria da AMP
Prefeitos e prefeitas atuais, eleitos e reeleitos no pleito de 6 de outubro participaram hoje, em Francisco Beltrão, do Encontro Novos Gestores Paraná.
Promovido pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná), com o apoio da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e da CNM (Confederação Nacional de Municípios), o evento foi aberto pelo presidente da AMP, secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, que destacou a importância do encontro para qualificar mais e unir os prefeitos. “O Paraná está na vanguarda do movimento municipalista, mas os prefeitos precisam se unir para atender à população com a qualidade que ela precisa”, disse.
O presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e prefeito de Pranchita, Eloir Lange, afirmou que a entidade é parceira na luta em defesa dos municípios. “Contem com a Amsop no que for necessário para ajudar no desenvolvimento dos municípios do nosso Estado”, disse.
Já o vice-prefeito e prefeito eleito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron, destacou as conquistas da AMP. “Parabéns pela luta que vocês estão travando”, disse, ao lado da vice-prefeita eleita, professora Lurdinha.
O deputado estadual e prefeito eleito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, defendeu a união dos prefeitos e disse que as prefeituras podem contar com a Assembleia Legislativa e com o Governo do Estado como apoiadores das suas políticas de desenvolvimento. “É nos municípios que a população vive e trabalha. Por isso, eles têm papel fundamental no desenvolvimento do País e precisam se unir para oferecer a qualidade de vida que a população precisa”, comentou.
O superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Weiller, destacou o fato de o Paraná ser o Estado mais sustentável do Brasil e de o Governo defender o desenvolvimento homogêneo dos Municípios.
O representante da Secretaria Estadual das Cidades, Ricardo Maia, disse que o governo está à disposição das prefeituras no apoio à elaboração de projetos que contribuam para o desenvolvimento das Cidades.
Os deputados estaduais Luiz Corti, Adão Litro e a prefeita de Manfrinopolis, Fatima Oliveira, também participaram do encontro
O diretor-executivo da AMP, Joarez Henrichs, afirmou que os prefeitos precisam ser corporativistas. “A atuação do Sudoeste nas lutas em defesa dos municípios é fundamental. Mas os prefeitos precisam se unir mais para fortalecer esta luta”, declarou.
O encontro se destina aos atuais prefeitos e prefeitas e também aos eleitos no pleito de 6 de outubro deste ano. Seu objetivo é discutir com os gestores atuais a transição e os procedimentos de final de mandato e, com os eleitos em 6 de outubro, apresentar a pauta municipalista e preparar os novos gestores para os desafios da administração pública municipal.