Foto: Alessandro Vieira (Casa Civil do Governo do Estado)
O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos; o superintendente de Apoio aos Municípios do Governo do Estado, Junior Weiller; e o presidente do CREA/PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), Clodomir Luiz Ascari, avançaram hoje na parceria que objetiva o desenvolvimento de uma ampla aliança, visando o desenvolvimento dos 399 municípios do Estado.
Um dos propósitos iniciais da aliança entre as organizações era garantir apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, que foi objeto de um protocolo de intenções assinado na semana passada, mas a parceria vai além. O CREA-PR ofereceu vários projetos e serviços relevantes aos municípios.
O diretor-executivo da AMP, Joarez Henrichs; Euclesio Finatti, Assessor Parlamentar do CREA-PR; Claudemir Prattes, Gerente de Relações Institucionais; e Mario Guelbet, Assessor Técnico de Relações Institucionais, participaram da reunião.
Falando em nome do presidente Edimar Santos, Joarez sugeriu a assinatura de um termo de convênio, que será realizado no 13 de agosto, para dar início à parceria. “Contem com a AMP no que for necessário para alavancar todas as ações que garantam o desenvolvimento dos municípios”, disse. Junior elogiou o CREA-PR pela parceria. “A Diretoria, na pessoa do presidente Ascari, está de parabéns por prestar um serviço de grande interesse público, que objetiva o crescimento das nossas cidades”, avaliou.
Isso será feito por meio de iniciativas como o Programa de Apoio às Gestões Municipais (prevê a criação do Prêmio Inovação e Boas Práticas, o fortalecimento do Projetek e o desenvolvimento de ações focadas no conceito de cidades inteligentes), o Programa de Apoio aos Servidores Públicos Municipais (prevê ações como a fiscalização orientativa e integração com as equipes técnicas das prefeituras, bem como a qualificação e valorização dos servidores) e o Programa Mais Engenharia (parceria entre a UEPG-Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Itaipu Binacional, o TCE-PR -Tribunal de Contas do Paraná, Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que objetiva disponibilizar quadros técnicos aos pequenos municípios para aprimorar a sua formação profissional).
Uma das ações previstas na parceria é a formação de um banco de projetos voltado ao desenvolvimento dos municípios, que será disponibilizado às prefeituras e formado pelos profissionais da Engenharia que atuarão no programa. Eles receberão formação especializada na elaboração de projetos municipais e serão remunerados para atuar exclusiva e inicialmente em 50 municípios, de acordo com critérios que serão definidos posteriormente. A intenção do presidente Edimar Santos é que todos os municípios paranaenses sejam beneficiados, sobretudo os que possuem menos quadros técnicos.
Outra ação, totalmente custeada pelo CREA-PR, é a mobilização de engenheiros das prefeituras para que atuem como voluntários no trabalho de emissão de laudos técnicos nos municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Estas equipes ainda terão a oportunidade, a partir da experiência desenvolvida no Estado gaúcho, de desenvolver ações de prevenção e enfrentamento de tragédias naturais.