Fotos: Alessandro Vieira/Superintendência de Apoio aos Municípios do Governo do Paraná
Prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos das regiões do Médio Paranapanema, Norte, Vale do Ivaí e Norte Pioneiro estiveram hoje, em Londrina, participando da 2ª rodada da Caravana Novos Gestores, promovida pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná). As próximas quatro rodadas serão realizadas em Curitiba (dia 13-11), Pitanga (14/11), Francisco Beltrão (21/11) e Cascavel (22/11).
Com o apoio das diretorias de quatro associações regionais de municípios (Amepar, Amunop, Vale do Ivaí e Norte Pioneiro), o encontro objetiva apresentar aos prefeitos e prefeitas informações técnicas sobre o Pro-Gov (sistema de prestação de contas do Tribunal de Contas do Paraná), discutir a pauta municipalista e também os desafios que os novos gestores assumirão, a partir de janeiro de 2025.
A caravana foi aberta pelo vice-presidente da AMP, presidente da Amepar e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, representando o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, que destacou a importância do encontro. “Parabéns aos prefeitos e prefeitas eleitos. Sucesso nas suas gestões “, comentou.
O presidente da AMP, secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, chamou a atenção para os desafios que os novos gestores terão, a partir de janeiro. “O Tribunal de Contas fez várias mudanças que precisam ser levadas em conta pelos prefeitos. Vamos ficar à mercê do julgamento das Câmaras de Vereadores. Isso tudo precisa ser observado pelos prefeitos”, comentou. Edimar destacou ainda o trabalho da AMP e da CNM para garantir uma reforma tributária mais justa para os municípios.
O secretário estadual do Trabalho, Mauro Moraes, disse que o Paraná precisa ter orgulho de ter o melhor governador do Brasil pela visão, integridade e lisura do governador. O superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Weiller, elogiou o trabalho da AMP em defesa dos municípios e disse o Governo do Estado está à disposição para atender aos municípios.
A deputada federal Luisa Canziani afirmou que é importante que, além das emendas parlamentares, os prefeitos busquem apoio do Governo do Estado e da União para obterem recursos e desenvolverem seus municípios.
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, presidente da Frente Parlamentar das Associações e Consórcios de Municípios da Assembleia Legislativa, destacou a força do municipalismo e a importância da AMP no apoio aos gestores.
O deputado estadual Tercílio Turini considerou que os prefeitos precisam ter coragem porque não é fácil ser gestor. O deputado estadual Cobra Repórter destacou o papel do apoio do Governo do Estado aos municípios.
Do evento, participaram ainda o presidente da Amunop e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche: o presidente da Amuvi e prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires; e o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, representante do presidente da Amunorpi e prefeito de Siqueira Campos, Luiz Germano.
Estiveram presentes ainda o presidente do Consórcio Paraná Saúde e prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho; o vice-prefeito eleito de Londrina, Junior Santos Rosa, que representou o prefeito eleito da cidade, Tiago Amaral; o diretor-executivo da AMP, Joarez Henrichs; as consultoras Fátima e Ana Mottim, que falaram sobre o Pro-Gov – o sistema de prestação de contas do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado); e a procuradora Jurídica da AMP, Francine Frederico, que falou sobre as exigências legais de final de mandato para os atuais gestores.