A “Caravana Paraná Unidos pelas Mulheres” esteve hoje em Guarapuava, onde cumpriu sua oitava jornada. Patrocinada pela Copel, Sanepar e Celepar, a caravana de hoje foi promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná), com o apoio da Cantu (Associação do Cantuquiriguaçu) e da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná).
No encontro dessa quinta-feira, a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, disse que encara seu trabalho como uma missão e agradeceu aos prefeitos e prefeitas e associações regionais pelo apoio. “Estamos, todos juntos, construindo um Paraná mais justo e solidário e que efetivamente garante que aqui, de fato, as mulheres sejam respeitadas”, disse.
Terceiro vice-presidente da AMP, o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, representou o presidente em exercício da organização e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva. Ele disse que o Paraná é protagonista não só na economia e na agricultura, mas também destaque na área social. “Precisamos nos organizar para atender à mulher. Não temos dados sobre esse tema em muitas cidades do Estado. Esse é o papel da AMP: ajudar a levantar essas informações, junto com a Secretaria da Mulher, para oferecer as ações que elas merecem”, disse.
O presidente da Cantu e prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Bovino, avaliou que a sociedade precisa ter mais cuidado com as mulheres e o empenho de todos, homens e mulheres, em defesa dessa causa. “Temos que caminhar juntos para que as mulheres avancem, em todas as áreas”, afirmou.
Já o presidente da Amocentro e prefeito de Turvo, Jerônimo do Rosário, destacou as ações da secretaria e afirmou que está realizando várias iniciativas em defesa desse público na sua cidade. “Parabenizo a secretaria e o Governo para trazer o Estado mais perto de nós para que as políticas em defesa da mulher realmente aconteçam”, comentou.
Anfitrião do encontro, o vice-prefeito de Guarapuava, Samuel Ribas (representando o prefeito Celso Goes), avaliou que o evento demonstra o cuidado do governo Carlos Massa Ratinho Junior com as mulheres, preocupação da sua cidade também. ” Além de termos 50% de mulheres no primeiro escalão, temos dado todo apoio para combater a violência contra as mulheres e garantir seus direitos. Tivemos uma revolução na área na nossa cidade, o que contribui para termos um lugar melhor para todos e todas”, disse.
O superintendente de Apoio aos Municípios do Governo do Estado, Júnior Weiller, disse que essa iniciativa da secretaria e da AMP mostra a sensibilidade do governador Ratinho Junior em relação à mulher. “São necessárias politicas públicas em defesa da mulher, mas as prefeituras também precisam se organizar para ter estruturas e orçamento para as mulheres”, comentou.
Do encontro, ainda participaram a prefeita de Ibema, Viviane Comiran; a prefeita de Goioxim, Mari Silva; a vice- prefeita de Foz do Jordão, Glorinha Pflanzer; a vice-prefeita de Mato Rico, Inez Gonçalves de Abreu; o deputado federal Rodrigo Estacho e a deputada estadual Cristina Silvestre.
Além da abertura do evento em Curitiba, a caravana já esteve em Cascavel (no dia 15/06), em Francisco Beltrão (16/06), em Santo Antônio da Platina (30/06), em Irati (06/07), em Maringá (13/07) e em Arapongas (14/07).