A cidade de Arapongas, no Norte do Estado, abrigou a sétima edição da “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, evento promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa em parceria com AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e o apoio da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) e da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) .
Patrocinada pela Copel, Sanepar e Celepar, a série “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, temporada 1 “Modelos de Governança” foi lançada no dia 29 de maio, em Curitiba, junto com o Pacto em Defesa da Mulher do Paraná.
O projeto prevê a realização de dez reuniões para sensibilizar as prefeituras de todo o Estado quanto à importância de criar ou aprofundar suas políticas públicas em defesa da mulher por meio dos Conselhos e dos Fundos Municipais da Mulher.
A secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, fez um agradecimento especial à AMP, à Amepar, à Amuvi, ao prefeito Sérgio Onofre e sua equipe pelo apoio e disse que é preciso ter grandeza para atuar na Politica. “Precisamos trabalhar as causas dos problemas e não apenas as consequências. As demandas em relação à proteção da mulher e o combate à violência são fundamentais, mas precisamos ir além e pensar todas as políticas de proteção e defesa da mulher. A criação da Secretaria da Mulher foi um grande acerto do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Convido os prefeitos e prefeitas a criarem estruturas em defesa da mulher, que não precisam ser grandes, e que construamos políticas que vão além dos nossos mandatos”, disse.
Anfitrião do encontro de hoje, o presidente interino da AMP, presidente da Amepar e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva, parabenizou e agradeceu a todas as prefeitas, vereadoras, servidoras que lutam pelas mulheres e pela comissão organizadora do evento. “Esse evento foi grandioso porque aqui temos uma equipe que trabalha muito. E agora inauguramos a Casa do Aguardo para atender às mulheres. Hoje, as mulheres que enfrentam problemas são atendidas e têm todo o apoio que precisam. Defendemos direitos iguais para todos e todas, assim como o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que demonstrou coragem com a criação da Secretatia da Mulher. E vou propor que as mulheres sejam candidatas. Participem da Política, que é fazer o bem”, disse.
O presidente da Amuvi e prefeito de Jandaia do Sul, Lauro de Souza Junior, avaliou que, se as mulheres estão sendo destaque nos negócios e no setor privado, é fundamental que elas tenham mais atuação na politica também. “Com sua sensibilidade e competência, a mulher pode fazer muito pelos seus municípios. E pelo Paraná”, disse.
A prefeita de Tamarana, Luzia Suzikawa, defendeu a união entre homens e mulheres para garantir os seus direitos, mas sem sentimento de disputa.
A presidente do Fórum de Gestoras Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres, Terezinha Pereira, disse que os gestores precisam ter sensibilidade com as mulheres e elogiou o governador Carlos Massa Ratinho Junior por ter criado a Secretaria Estadual das Mulheres.
Os deputados estaduais Cloara Pinheiro e Pedro Bazana; e a conselheira estadual da Mulher, Rosalina Batista, também participaram do encontro
Além da abertura do evento em Curitiba, a caravana já esteve em Cascavel (no dia 15/06), em Francisco Beltrão (16/06), em Santo Antônio da Platina (30/06), em Irati (06/07) e em Maringá (dia 13).