MP, E
Francisco Beltrão foi a terceira cidade do Estado a receber a “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, lançada em Curitiba no dia 29 de maio, junto com o Pacto em Defesa da Mulher do Paraná.
No projeto, haverá nove reuniões no Interior do Estado para colocar os programas do Governo do Estado a serviço das mulheres, para mobilizar e ainda orientar os municípios quanto à organização, visibilidade e fortalecimento dessa pauta. Ontem, a caravana esteve em Cascavel, no Oeste do Estado.
Patrocinada pela Copel, Sanepar e Celepar, a série “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres” teve como anfitrião hoje o prefeito em exercicio e vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, que estava com sua esposa, Rose; e as participações dos promotores do evento: a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Pereira dos Santos; e o presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto.
Da reunião, participaram ainda o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, e sua esposa, Rose; o assessor especial da CNM (Confederação Nacional de Municípios) Joarez Henrichs; a prefeita de Manfrinopolis, Ilena de Fatima Oliveira; o deputado estadual Wilmar Reichembach; e a presidente do Conselho Estadual de Defesa da Mulher, Mariana Neris.
A secretária Leandre fez um agradecimento à AMP, à Assembleia Legislativa, à Amsop e aos prefeitos e prefeitas pelo apoio. “O presidente Edimar entendeu a importância de defender essa pauta. É uma honra estarmos juntos com vocês nessa caminhada. As mulheres querem igualdade de direitos e de oportunidades. Queremos construir uma ação ombro a ombro. Mas para que a secretaria possa ajudar vocês precisamos que os municípios nos ajudem. Queremos também cofinanciar o que vocês já fazem. Queremos sair do campo da violência contra a mulher para o campo do protagonismo. Nossa intenção é orienta-los. Precisamos investir na educação e na promoção da mulher. Nosso desafio é construir uma politica para seis milhões de paranaenses. Para isso, precisamos do apoio de vocês.
Edimar elogiou o evento e agradeceu a todos e todas pelo apoio, especialmente a Secretaria da Mulher, a Amsop e a Assembleia Legislativa. “Estamos vivendo um momento muito importante para reforçar as políticas da mulher. A ideia é que cada município tenha uma coordenação para cuidar dos assuntos relativos à mulher. Muito obrigado a todas e todos por permitir que possamos valoriza-las”, disse.
O presidente Ademar Traiano afirmou que as mulheres estão sendo protagonistas no cenário nacional e que a Assembleia disponibilizou R$ 2 milhões para a criação do Fundo Estadual da Mulher. “Ainda há muitas agressões contra as mulheres, mas a mulher tem se inserido cada vez mais em todos os campos. A Secretaria da Mulher vem para despertar cada vá mais esse sentimento e criar ações em beneficio da mulher. A Assembleia, que tem 20% de mulheres deputadas, não poderia ficar de fora disso. Contem conosco”, disse.
Barreto agradeceu as presenças de todos e todas e a importância do evento. “A criação da Secretaria da Mulher é muito importante porque permite que possamos avançar muito nessa pauta. Parabenizo e agradeço ao Governo do Estado e à AMP por essa iniciativa”, comentou.
O vice-prefeito de Francisco Beltrão (representando o prefeito Cléber Fontana), Antônio Pedron, disse que o Estado cumpre um papel fundamental de apoio à mulher.
Joarez destacou o trabalho da Secretaria da Mulher e da AMP e da Amsop. “O governo é um guerreiro na defesa dos interesses da mulher. Junto com a AMP, ele tem muita sensibilidade de valorizar a mulher, bem como os prefeitos e prefeitas. Trago o apoio da CNM a essa causa tão importante. Uma nova história para as mulheres, com o apoio dos homens e da sociedade, está sendo construída”, disse.