O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, participou de cerimônia hoje, no Palácio Iguaçu, na qual a superintendente geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado e vice-presidente do Cedes (Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico do Estado), Keli Guimarães, conduziu cerimônia anunciando o lançamento da Universidade dos Prefeitos.
Trata-se de um programa de capacitação dos prefeitos e prefeitas do Paraná em gestão pública, com vistas ao desenvolvimento dos municípios, à melhoria da administração pública, e ainda à ampliação de recursos às cidades a fundo perdido por meio de organizações internacionais. Esta iniciativa é mais uma ação do processo de aceleração dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) nos 399 municípios do Estado.
Em setembro do ano passado, durante a Expo Dubai, o presidente da AMP e Keli Guimarães, ao lado do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; e do diretor-executivo da Unitar (entidade que integra o sistema da ONU – Organização das Nações Unidas), Nikhil Seth; assinaram convênio para acelerar a implantação da Agenda 2030 e dos 17 ODS no Estado.
Keli Guimarães espera que a capacitação atinja todos os municípios paranaenses. “Fico muito feliz de ter vocês aqui e espero contar com o apoio de todos e todas neste projeto de qualificação amplo que queremos desenvolver no Paraná”, disse.
Representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Augustinho Zucchi, elogiou os parceiros no projeto porque afirmou que propiciará o desenvolvimento dos municípios. “O Paraná será pioneiro no projeto. Este programa, além da formaçao dos prefeitos, será ótimo porque vai desenvolver o Estado e colocar o Paraná com ainda mais destaque no cenário nacional. Se o município vai bem, o Paraná vai também”, comentou.
Júnior destacou o fato de o Paraná ser o Estado mais sustentável do Brasil e pediu o apoio dos prefeitos ao projeto. “Ter parceiros como o governo, a SGDES, a ONU, a Unitar e a WFO nos honra muito. É fundamental a participação de todos neste projeto. A AMP é parceira do programa, sempre. Estamos no caminho certo. Viva os municípios do Paraná”, disse.
A presidente da WFO e integrante do Conselho Executivo da Unitar, Deise Kuzdra, disse que os municípios são fundamentais porque tudo acontece nas cidades. “As pessoas estão nas cidades. Quem tem que formular politicas para melhorar a família são os municípios”, afirmou.