A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeitos de várias regiões do Estado participaram do II Fórum Nacional de Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação, promovido pelo Instituto Renato Casagrande, em Curitiba.
No II Fórum , o presidente da AMP, do Ciedepar (Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, participou da abertura e defendeu a educação pública municipal ao lado do presidente do Instituto, Renato Casagrande; do ex-ministro da Educação Cristovam Buarque; do presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Manoel Lima; da presidente do Fundeb, Ana Rodrigues; e da secretária da Educação de Curitiba, Maria Bacila.
O fórum ocorre paralelamente ao IV Congresso Internacional Um Novo Tempo na Educação, que reúne alguns dos maiores estudiosos e especialistas no tema do Brasil.
O presidente da AMP destacou a importância do encontro e dos prefeitos e prefeitas na Educação. “Todos sabemos das dificuldades do financiamento desse setor. Mas a Educação supera tudo e os gestores fazem a diferença. A partir de 2024, teremos o Fundo Estadual da Educação. Por isso, teremos que ser gestores cada vez mais eficientes. Temos que fazer com que a alfabetização e todos os indicadores sejam cada vez melhores. Não podemos perder um centavo da Educação. É o que os prefeitos e prefeitas do Paraná estão fazendo. Parabéns ao Instituto Casagrande por essa iniciativa”, disse.
Renato Casagrande fez um agradecimento à AMP pelo seu apoio. “Agradeço imensamente ao presidente Edimar pelo seu apoio. É fundamental a presença dos prefeitos nos debates sobre a Educação porque vocês fazem a diferença. Precisamos de políticos sérios para transformar esse país”, comentou
Cristovan Buarque destacou o papel dos municípios e de cada cidadão na educação. “Precisamos de um novo tempo na educação que envolve não apenas o agora, mas o futuro”, disse o ex-ministro, que foi o autor da Lei do Piso do Magistério e defendeu a criação de uma carreira nacional da categoria para melhorar a qualidade da educação.