A abertura do 1º Encontro das Prefeitas do Paraná, na última terça-feira (24) reuniu autoridades e prefeitas de diversas regiões do Estado, em Curitiba. No discurso, as autoridades foram unânimes em destacar a importância de estimular a participação mais ativa da mulher na política e citaram os avanços que estão acontecendo.
O governador Ratinho Junior destacou o trabalho que vem sendo realizados pelas mulheres. “O Paraná tem grandes prefeitas, grandes gestoras. As mulheres estão, a cada eleição que passa, ocupando espaços mais relevantes. E nós, homens, temos a oportunidade de ouvir a aprender, copiando gestões humanas, voltadas para melhorar a vida das pessoas”.
Júnior Weiller, presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, falou sobre a importância de realizar este encontro como forma de integrar e fortalecer a participação da mulher na política. “É essencial que as mulheres tenham igualdade de condições com os homens nas disputas. Que aumente a participação nos partidos, nas gestões dos municípios, estados e governo federal, em todos os níveis”, destacou o presidente, ao lado da sua esposa, Débora Weiller.
ABERTURA
Da abertura, participaram o governador Ratinho Júnior e a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa; o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais Marcel Micheletto (Administração e Previdência) e sua esposa, Franciane Sonni Martins Micheletto; Guto Silva (Casa Civil do Governo do Estado) e sua esposa, Karina Amadori; e João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas). Também estiveram presentes o deputado federal Ricardo Barros (líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal) e o diretor da CNM (Confederação Nacional de Municípios) Joarez Henrichs.
Realizado pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o encontro tem por objetivo fortalecer, integrar e aumentar a representatividade das mulheres na gestão pública. O 1º Encontro das Prefeitas do Paraná conta com realização da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e com patrocínio do Sicoob Central Unicoob (Sicoob/Unicoob), Copel (Companhia Paranaense de Energia) e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
VALORIZAÇÃO DA MULHER
Para Valdete Cunha, presidente do Conselho da Mulher da AMP e prefeita de Pérola, eventos como este promovido pela entidade, que valorizam as prefeitas, é que contribuem para mudar a imagem da mulher na política. “Através do nosso trabalho, queremos inspirar mais mulheres a participarem da política. Sabemos o quanto é diferenciada a gestão feita pelas mulheres”.
Roberta Cristina Eugênio dos Santos Silva, co-diretora do Instituto Alziras, maior instituto de pesquisas do Brasil focado no monitoramento de dados sobre a participação das mulheres na política, apresentou os dados e destacou que ainda é preciso avançar bastante para equiparar a participação das mulheres no ambiente político. “É preciso que a gente valorize e fortaleça as prefeituras e as prefeitas, para que a diversidade no poder seja uma marca para o Brasil na democracia. O que temos hoje é um país pouco diverso. Não temos como marco a diversidade, a presença das mulheres, isso certamente é um desafio desta geração e para as futuras”.
Na cerimônia, Júnior e Valdete fizeram uma homenagem póstuma à prefeita de Querência do Norte, Rozinei Aparecida Rigotto Oliveira, a doutora Rose, que faleceu em 30 de abril deste ano. A homenagem foi entregue ao esposo da prefeita, Alvaci Silva Oliveira, e ao prefeito de Querência do Norte, Alex Sandro Fernandes.
Nesta quarta-feira (25), a programação contará com a palestra da primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa e da fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski. (Inês Dumas e Aurélio Munhoz)