O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos; a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; o prefeito de Bandeirantes, Jaelson Matta, representando o presidente da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche; o presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e prefeito de Siqueira Campos, Luiz Germano; e o prefeito de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho,
receberam os prefeitas e prefeitos, bem como as vice-prefeitas, secretárias e técnicas dos municípios, na quarta “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”.
Patrocinada pela Copel, Sanepar e Celepar, a “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, temporada 1 “Modelos de Governança” foi lançada no dia 29 de maio, em Curitiba, junto com o Pacto em Defesa da Mulher do Paraná. Na solenidade, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, Edimar e Leandre também assinaram um acordo de cooperação técnica no qual o Governo do Estado orientará modelos de governança e execução de políticas públicas em defesa da mulher, em parceria com os municípios, e firmaram compromisso estreito com esse público.
A secretária Leandre disse que não tem autoridade maior que as mulheres unidas. “Graças às lutas das mulheres, conquistamos muitos direitos. Mas precisamos ir além. Queremos construir uma nova sociedade, na qual as mulheres tenham mais direitos e sejam mais respeitadas. Nosso objetivo é escrever uma história nova para as mulheres, ombro a ombro, envolvendo Governo, AMP, associações regionais de municípios, prefeituras e sociedade. Queremos capacitar os municípios para cofinanciar as atividades já desenvolvidas pelas mulheres, para reduzir as desigualdades e para mudar histórias de vida”, disse.
Existem 149 Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, 64 Fundos Municipais dos Direitos da Mulher e 13 Secretarias Municipais da Mulher. “Ampliar esses números e levar políticas para a mulher a todos os municípios são os desafios que temos que superar” , afirmou Leandre.
O presidente Edimar fez um agradecimento especial a todos e todas pelo evento e disse que quando iniciaram a caravana foram citados eixos importantes em defesa da mulher. “O mais importante é colocar a mulher como protagonista no nosso Estado. É isso o que o governador Ratinho Junior quer e é o que faremos. No final desses eventos, vamos assinar um grande pacto pela garantia dos direitos da mulher. Parabéns às mulheres por fazerem a diferença”, disse.
Jelson disse que o lugar de mulher é ao lado do homem. “Parabéns ao governo e à AMP pela iniciativa de valorizar as mulheres”, disse.
O prefeito Luiz Germano destacou a importância do evento. “É um despertar das mulheres e um grande passo para que elas ocupem o espaço que merecem”, disse.
O prefeito de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho, elogiou o governo e a AMP pelo evento. “Obrigado por terem prestigiado nossa cidade. É um orgulho para nós ter vocês aqui”, disse.
Participaram do evento ainda a prefeita de São Sebastião da Amoreira, Laine Gaspar; e a prefeita de Ione Abib, de Andira, entre outras autoridades.