O Departamento de Governança de Dados Educacionais da SEED (Secretaria Estadual de Educação) alerta: as secretarias municipais de Educação têm até o dia 2 de julho para atualizar as informações no SERE (Sistema Estadual de Registro Escolar) e no SEJA (Sistema Estadual de Jovens e Adultos).
De acordo com a SEED, muitos municípios, instituições particulares e filantrópicas ou conveniadas não estão realizando os testes de consistências e nem as atualizações, o que acarreta dados inconsistentes junto ao Sistema Educacenso/INEP. “A não atualização destas instituições de ensino impacta na liberação de recursos financeiros, nos programas federais e nas estatísticas nacionais provenientes destas informações”, esclarece Fernanda Evangelista, do Departamento de Governança.
O consultor em Educação da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e superintendente do Ciedepar (Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná), Jacir Machado, pede que os prefeitos providenciem estas atualizações urgentemente. “Caso não façam isso, os prefeitos e secretários não poderão, depois, questionar os dados do Censo Escolar da Educação Básica porque não atualizaram as informações no tempo certo”, afirmou.
O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa de caráter declaratório realizada anualmente, em âmbito nacional, em duas etapas: Matrícula Inicial e Situação do Aluno.
Neste momento da Matrícula Inicial, estão sendo coletadas as informações de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares. O Censo é a base de dados do Ministério da Educação para o planejamento de políticas públicas e para a distribuição de recursos para a educação.
O Cronograma de Atividades do Censo Escolar 2021, assim como as orientações quanto ao registro dos dados no SERE (Escola Web e SEJA), constam na Orientação n. º 01/2020 – SEED/DPGE/DGDE/CRE e foram encaminhados aos Núcleos Regionais de Educação em 31/05/2021. Conforme este cronograma, a SEED está na fase de Testes de Migração e acompanhando as atualizações no Sistema.
SERE E SEJA
O SERE é um “Sistema de Informações” desenvolvido para racionalizar as atividades burocráticas da secretaria da escola. É imposto pelo Sistema Escola Web, Sistema Seja e um Banco de Dados Central que armazena os dados gerados pelas escolas. As que utilizam o Sere têm seus dados importados para o Sistema Educacenso-Censo Escolar, evitando o “retrabalho” no cadastramento dos alunos e no registro dos dados de movimentação e rendimento escolar.
O SEJA foi desenvolvido para atender a proposta pedagógica da Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado da Educação. No sistema, são realizados todos os registros necessários para a produção dos documentos da vida escolar do educando e fornece dados gerenciais que subsidiam as ações da Secretaria de Estado da Educação.
Assessoria de Comunicação da AMP
AURÉLIO MUNHOZ
Reg. Prof. Mtb: 2.635/10.
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404.