


A Assembleia Legislativa do Paraná/Escola do Legislativo e o Fórum dos Gestores de Cultura do Paraná promovem, com o apoio da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e da CNM (Confederação Nacional de Municípios), um encontro inédito para debater o papel da Inteligência Artificial nas Políticas Culturais e na Gestão Pública da Cultura. O evento reunirá gestores, pesquisadores e especialistas para refletir sobre os impactos, desafios e oportunidades da IA no setor cultural. Será no dia 3 de novembro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Curitiba, a partir das 8h.
🎙 Palestra Magna – Equipe de TI UFPR
🔹 Painéis Temáticos
Painel 1 – Inteligência Artificial e Políticas Públicas de Cultura
🗣 Fernando Cordeiro – Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura / Fórum dos Gestores Municipais de Cultura do Paraná
➡️ IA como ferramenta de formulação, monitoramento e avaliação de políticas. Aplicações práticas para PNAB e Lei Paulo Gustavo.
Painel 2 – IA e Democracia Cultural
🗣 Leonardo Schenato Barroso – CONSEC / ConECta
➡️ Plataformas digitais de escuta ativa, acessibilidade e inclusão de comunidades vulneráveis.
Painel 3 – Transformações no Trabalho e na Economia da Cultura
🗣 Thayse Cancela Christo de Souza – CONSEC / CProfice
➡️ IA na produção artística, novos perfis profissionais e economia criativa.
Painel 4 – Ética, Direitos Autorais e Propriedade Intelectual
🗣 Renata Caroline Kroska – Quatro Barras
➡️ Autoria de obras criadas por IA, plágio e regulação pública.
Painel 5 – Cultura Digital, Memória e Patrimônio
🗣 Fernanda Baú – Nova Santa Rosa
➡️ Preservação digital, acervos com IA e novas formas de difusão cultural.
Painel 6 – Experiências e Boas Práticas
🗣 Alberto Schramm Portugal – Ponta Grossa
➡️ Casos nacionais e internacionais de uso da IA na cultura e parcerias inovadoras.
💡 Participe deste debate sobre o futuro da cultura na era digital!
🔗 Inscreva-se agora: https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/palestras/seminario-intermunicipal-de-cultura