No terceiro dia da missão de prefeitos e prefeitas do Oeste e Centro Oeste à Europa, o grupo esteve na cidade de Cantanhede, Portugal, onde conheceu as instalações da Biocant, um centro de inovação em biotecnologia onde estão instaladas 21 empresas. A comitiva foi recepcionada pelo diretor Carlos Faro.
Um dos trabalhos que chamou a atenção do grupo é o de combate à mosca do mosaico com produtos biológicos, sem uso de inseticidas. Houve uma ação muito forte por parte do município, que investiu 2 milhões de euros, para a concretização do empreendimento.
Outra empresa, única da Europa, armazena embriões de DNA para no futuro produzir células-tronco. Ao todo, 33 mil códigos de sangue estão armazenados no local.
“Pretendemos entabular parcerias em nível de estado, especialmente junto ao Ministério e Secretaria da Agricultura e trabalhar em conjunto entre Brasil e Portugal”, destaca o prefeito de Corbélia e presidente da Amop, Eliezer Fontana.
O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio, destaca a integração das duas regiões, Comcam e Amop: “Seus líderes estão na busca conjunta de inovações e oportunidades que possam ser aplicadas para as duas regiões”, afirma.
Legenda
Grupo esteve conhecendo as novidades na área de inseminação artificial e estudos de células-tronco
Crédito
Divulgação