O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (dia 22), o programa de formação continuada para gestores dos Espaços Cidadãos. Baseado na proposta de garantir cidadania digital a todos os moradores do Estado, cada Telecentro instalado nos municípios paranaenses atenderá à população no acesso aos serviços públicos ofertados pelo Governo do Estado pela internet e ainda oferecerá formação educacional por meio do ensino à distância.
O lançamento ocorreu por meio de webconferência promovida na sede da Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), em Curitiba. A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) apóia o projeto, desenvolvido ainda em parceria com a Secretaria Estadual para Assuntos Estratégicos, UFPR (Universidade Federal do Paraná), Sebrae/Pr (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Senai (Serviço Nacional da Indústria).
O programa pretende capacitar os atuais e futuros gestores dos 399 Espaços Cidadão presentes em 338 municípios do Paraná. Cada gestor receberá um certificado ao final do curso. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário disponibilizado pelo e-mail encaminhado aos gestores dos telecentros. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (041) 3210-2883, da Secretaria para Assuntos Estratégicos.
Benefícios aos paranaenses
O secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, disse que o gestor de cada Espaço Cidadão terá papel significativo na condução do projeto. “Ele será a pessoa-chave para orientar a população no uso do computador, tanto na obtenção de um serviço público, como também na capacitação digital das pessoas que ainda não dominam esta tecnologia”, avaliou.
O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, destacou a importância dos telecentros à população paranaense. “Estes locais são um ponto importante de presença do Governo do Estado, quer na obtenção de informações ou serviços públicos, quer nas capacitações a distância ou presencial”.
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, enumerou quatro pontos que considera fundamentais neste trabalho: cidadania, educação, “a corrente do bem” formada em torno do projeto e, por último, a atuação da universidade fora da sala de aula. “Vibro quando a UFPR sai dos seus muros e pode ajudar a melhorar a vida das pessoas”, comentou.
Participaram também do lançamento do programa de formação continuidade para gestores dos Espaços Cidadãos a diretora da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância da UFPR, Marineli Joaquim Meier; o diretor regional do Senai, Marco Antonio Secco; o coordenador de políticas públicas do Sebrae, Luiz Padilha; e o coordenador do Programa Paranaense de Recursos e Práticas Educacionais da UTPFR, Henrique Oliveira da Silva.
Crédito da foto: Marcelo Dacol/Assessoria de Comunicação da Celepar.
Assessoria de Comunicação da AMP, Com Celepar
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404