AMP e Governo do Estado lançam “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, na presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior
O governador Carlos Massa Ratinho Junior; o presidente da AMP (Associação de Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Pereira dos Santos, e a secretária estadual da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, lançaram hoje, em Curitiba, a série “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, temporada 1 “Modelos de Governança”.
Ratinho Junior, Edimar e Leandre também assinaram um acordo de cooperação técnica no qual o Governo do Estado orientará modelos de governança e execução de políticas públicas em defesa da mulher, em parceria com os municípios, e firmaram compromisso estreito com esse público. Patrocinado pela Copel, Sanepar e Celepar, o evento reuniu ainda o vice-governador Darci Piana e da primeira-dama do Estado, Luciana Massa.
No Projeto Caravanas Paraná + Mulher, haverá nove reuniões no Interior do Estado para colocar os programas do Governo do Estado a serviço das mulheres e para mobilizar os municípios para a organização e visibilidade dessa pauta. As duas primeiras reuniões da caravana serão nos dias 15 de junho, em Cascavel, na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), e 16 de junho, em Francisco Beltrão, na sede da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).
AVANÇOS PARA AS MULHERES
O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o empenho do governo em defesa das mulheres. “A criação da Secretaria da Mulher foi um passo importante para fortalecer as políticas públicas em defesa da mulher no nosso Estado. A caravana objetiva levar essas políticas para ajudar os municípios a desenvolverem ações em defesa desse público. Precisamos também proporcionar independência financeira à mulher para que ela não dependa dos seus companheiros. Ela precisa ter oportunidade para disputar o mercado se trabalho em condições de igualdade com os homens”, disse o governador.
O presidente Edimar Santos destacou a importância do encontro. “Quero conclamar todos os prefeitos e prefeitas a participarem das caravanas e para que criem estruturas em seus municípios para dar às mulheres a proteção e a atenção que elas merecem. Parabéns ao governador Ratinho Junior e à secretária Leandre pelo seu compromisso em defesa dos direitos das mulheres”, disse.
A secretária Leandre dal Ponte disse o Paraná vive um momento ímpar para as mulheres paranaenses. “Queremos escrever uma nova história, na qual as mulheres não sejam mais vítimas de violência. Mas só se consegue atingir esse objetivo com uma mudança cultural que envolva toda a sociedade e todos os municípios. Precisamos também investir na prevenção e na cultura. Hoje, queremos um diálogo interfederativo. Nosso time, na secretaria, está preparado para ajudar os municípios no que pudermos no atendimento às mulheres. É fundamental que as prefeituras tenham estruturas de apoio às mulheres. Vamos fazer uma gestão descentralizada para atender a todas as mulheres paranaenses. Vamos mudar o futuro das mulheres”, disse.
Também participaram do lançamento o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; os secretários estaduais João Ortega (Casa Civil), Eduardo Pimentel (Cidades), Norberto Ortigara (Agricultura) e Ciência e Tecnologia (Aldo Bona), Luciana Casagrande (Cultura); e dirigentes de três associações regionais de municípios – Assomec (Grande Curitiba); Amlipa e Amsulep (Lapa); a primeira-dama de Santa Cecília do Pavão, Leiza Gavioli dos Santos, a Leizinha.
E ainda: a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Mariana Neris; a controladora-geral do Paraná, Luciana Azevedo; a segunda secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria; a presidente do Movimento Mulheres Municipalistas e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; a presidente da Frebnte da Mulher da AMP e prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck; a superintendente geral de Desenvolvimento Social e Econômico do Paraná, Keli Guimarães; a presidente da Frente em Defesa da Mulher na Alep, Mara Lima; e secretários executivos de todas as 19 regiões do Estado.