A AMP (Associação dos Municípios do Paraná), o Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, a FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e o ICS (Instituto Cidades Sustentáveis, por meio do Programa Cidades Sustentáveis) firmarão acordo de cooperação para a implantação da Agenda 2030 e dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios do Estado.
Será na próxima terça-feira (dia 28), às 14h, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Todos os presidentes das associações regionais de municípios estão sendo convidados a participar do evento.
Participarão da assinatura do documento o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller; o governador Carlos Roberto Massa Ratinho Júnior; a vice-presidente do CEDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Governador do Estado do Paraná), Keli Gali Guimarães; o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; o diretor-geral da Sedu, Lucio Tasso; o presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Edvaldo Nogueira Filho; e o coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão.
Agenda 2030
O objetivo central do acordo de cooperação entre os chamados cinco motores dos ODS no Paraná é o fomento à implementação da Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do desenvolvimento de políticas públicas em municípios do Paraná.
A intenção das organizações é conjugar esforços entre a AMP, o Estado do Paraná (com a interveniência do Cedes), o ICS (por meio do Programa Cidades Sustentáveis), a Sedu e a FNP para garantir a promoção da Agenda 2030 e dos ODS, bem como o fortalecimento das políticas públicas locais, a melhoria da gestão dos indicadores municipais, obtenção de financiamentos nacionais e internacionais, dentre outros temas relevantes.