O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e os dirigentes das 19 associações regionais de municípios do Estado participaram de reunião virtual, hoje, para acertar os detalhes da missão técnica de prefeitos e prefeitas em Genebra (Suíça), que está sendo organizada pelo Governo do Estado (por meio da Superintendência Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Estado) e pela ONU/WFO/Unitar.
A missão é parte do programa de capacitação em gestão pública denominado “Universidade dos Prefeitos”, que objetiva a qualificação dos gestores municipais, o desenvolvimento social e econômico dos municípios, a melhoria da administração pública e ainda a ampliação de recursos às cidades garantidos por meio de organizações internacionais.
Trata-se de mais uma ação do processo de aceleração dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) nos 399 municípios do Estado, resultado da assinatura de convênio, feita em Dubai (Emirados Árabes), pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior; pela superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, Keli Guimarães; e pelo diretor-executivo da Unitar (entidade que integra o sistema da ONU), Nikhil Seth.
Júnior destacou o fato de a missão ter caráter exclusivamente técnico e de o Paraná ser o Estado mais sustentável do Brasil, o que comprova seu compromisso com os 17 ODS e reforça a importância da viagem. “Será uma missão exclusivamente técnica e de trabalho muito importante, voltada a prefeitos e prefeitas, que visa a sua capacitação e a captação de recursos para os municípios. Temos que encarar esta missão com muito orgulho porque vamos representar nosso Estado. Por isso, é fundamental a participação de todos e todas”, disse.
A presidente da WFO e integrante do Conselho Executivo da Unitar, Deise Kuzdra, explicou os detalhes da missão técnica, que é inédita. “Esta viagem é um pontapé inicial para conhecer o Programa Universidade dos Prefeitos e os inúmeros benefícios que serão oferecidos às cidades e aos prefeitos neste grande programa de qualificação dos gestores municipais”, disse.