A Diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) decidiu suspender todos os eventos que havia programado para os prefeitos e técnicos dos 399 municípios do Estado. A decisão foi tomada como medida de segurança para garantir a saúde dos gestores municipais, atendendo a recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A Diretoria informa ainda que vai pedir à bancada federal do Paraná audiência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para solicitar recursos aos municípios prejudicados com o surto da dengue no Estado.
“É papel da AMP contribuir, neste momento tão difícil que enfrentamos por causa desta epidemia de coronavírus, para que a saúde da população do Paraná seja mantida”, disse o presidente da AMP e prefeito e Pérola, Darlan Scalco. Ele disse que cada uma das 19 associações regionais de municípios têm autonomia para decidir o que fazer em relação ao problema.
Paraná
O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, informou que até quinta-feira o Paraná tinha seis casos de coronavírus confirmados – 5 em Curitiba e um em Cianorte, na Região Noroeste. Todos os pacientes foram contaminados durante viagem ao Exterior.
O secretário disse que a principal recomendação para as pessoas com sintomas respiratórios é buscar o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde. O Paraná também tem um sistema de Vigilância de Síndromes Respiratórias, com 51 unidades sentinelas, distribuídas em todas as regiões, e que atuam no registro, identificação e confirmações de casos suspeitos durante o ano todo.
É recomendado evitar aglomerações, especialmente para grupos de maior risco, como idosos e pessoas portadoras de comorbidades, além da higienização das mãos, cobertura do nariz ao espirrar e tossir e o uso de lenços descartáveis. Outra orientação é o isolamento domiciliar em caso de suspeita da doença.
Quem tiver dúvidas referentes ao coronavírus pode entrar em contato com a Ouvidoria dos SUS (0800 644 4414). Os profissionais da área de saúde devem ligar para (41) 99117-3500, número exclusivo para esse público.
Assessoria de Comunicação da AMP.
AURÉLIO MUNHOZ
Reg. Prof. Mtb: 2.635/10.
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404.