Fotos: Aurélio Munhoz/AMP e Valdir Amaral (ALEP).
O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, participou hoje, em Curitiba, de audiência promovida pelo presidente da Frente Parlamentar das Associações e Consórcios de Municípios da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli, sobre o tema “Relevância do Solo e da Água na Sustentabilidade”.
Para Romanelli, diante da degradação do meio ambiente, é fundamental discutir este tema com urgência e profundidade. “Precisamos adotar práticas que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas, que causam muita preocupação”, comentou.
Edimar Santos afirmou que a discussão do tema é oportuna. “É um alerta que a Assembleia Legislativa dá à sociedade sobre a importância de ficarmos atentos às questões da sustentabilidade e do meio ambiente”, disse.
O secretário estadual da Agricultura, Natalino de Souza, afirmou que mesmo com os esforços do Governo do Estado e dos produtores rurais, os desafios provocados pelas mudanças climáticas são grandes. “É importante que a comunidade técnica se posicione porque o momento é apropriado para não sofrermos depois”, disse.
O presidente do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Richard Golba, destacou o trabalho da organização. “Temos a esperança de que ao fazermos os ajustes necessários na questão da sustentabilidade, vamos atingir os objetivos que pretendemos em relação a este tema”, comentou.
Da audiência, participaram ainda os prefeitos Luiz Sorvos (de Nova Olímpia), Valdete Cunha (de Pérola), José Haggi Neto (de Cambará) e Rafael Bolacha (de Moreira Sales).