O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) está reforçando o apoio às prefeituras paranaenses. Na quinta-feira (6), em Foz do Iguaçu, o diretor-presidente do banco, Orlando Pessuti, e o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, assinaram acordo de cooperação técnica criando um canal de comunicação permanente entre as duas organizações O acordo foi assinado durante o Encontro Paranaense de Gestores Municipais, promovido pela AMP, com apoio do BRDE.
Com as presenças de cerca de 700 pessoas (quase 200 prefeitos), o encontro teve o apoio do Governo do Estado e o patrocínio da Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, BRDE, Fomento Paraná e CNM (Confederação Nacional de Municípios).
A proposta do acordo é ampliar a divulgação das linhas do BRDE nos municípios e auxiliar na elaboração de projetos que possam receber investimentos. Acompanharam a assinatura a governadora do Paraná, Cida Borghetti, e o governador eleito Carlos Massa Ratinho Júnior.
“Temos o BRDE como um parceiro importante, pela sua estrutura e proximidade com os municípios. Essa parceria estreita o relacionamento dos municípios com o banco, que tem todas as condições de dar suporte aos gestores municipais para que possam fazer um trabalho melhor ainda”, afirmou o prefeito de Coronel Vivida e presidente da AMP, Frank Schiavini.
“Para o BRDE, a parceria é uma forma de aproximar ainda mais a instituição dos municípios, onde vivem as pessoas, e onde o banco pode alavancar investimentos que promovam o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego, renda riquezas”, afirmou o presidente do BRDE, Orlando Pessuti.
Novos acordos
O BRDE assinou também durante o encontro de gestores protocolo de intenções com as prefeituras de Maringá, Londrina e Paranavaí, para financiamento de projetos voltados às áreas de segurança pública e cidades inteligentes. Os três projetos somam investimentos que superam R$ 100 milhões. Assinaram os protocolos de intenções com o BRDE o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Gomes, e o secretário de Defesa Social de Londrina, Evaristo Kuceki, representando o prefeito Marcelo Belinati.
Pessuti lembrou que o Banco vem ampliando sua atuação, principalmente a partir da capitalização feita pelos governos dos três estados, que alavancou investimentos da ordem de R$ 600 milhões na Região Sul, até chegar à criação do BRDE Municípios, para atendimento do setor público, que prevê, além de financiamento, assistência técnica.
“Vivemos um momento histórico no BRDE, quando o banco se coloca uma posição bastante afirmativa ao lado dos municípios”. Temos uma equipe altamente qualificada no BRDE, que deve ser demandada, inclusive para ajudar na elaboração de projetos locais e regionais”, acrescentou Pessuti. (Fonte: Sandra Nasser – Assessoria de Comunicação do BRDE, com AMP). Foto: Wilson Ruanis.