O MMM/PR (Movimento Mulheres Municipalistas do Paraná) – com o apoio da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), CNM (Confederação Nacional de Municípios) e Governo do Estado – reuniu hoje, em Curitiba, lideranças femininas de todo o Estado no seu primeiro evento do ano: “Mulheres em movimento – rompendo barreiras e transformando a política”.
O encontro registrou as presenças da primeira-dama do Estado, Luciana Massa; da secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre dal Ponte; de Tais Lima Mendes, representando a presidente nacional do Movimento Mulheres Municipalistas, Tania Ziulkoski; do presidente da AMP e prefeito de Santa Cecilia do Pavão, Edimar Santos; dos secretários de Estado Luciana Casagrande (Cultura), João Ortega (Casa Civil) e Rogerio Carboni (Desenvolvimento Social e Família) e das deputadas estaduais Maria Victória e Cloara Pinheiro.
Luciana Massa parabenizou a todos pelo evento e destacou as conquistas obtidas pelo governo na defesa das mulheres. “Nós sabemos o quanto é importante buscarmos qualidade de vida às nossas famílias e levar isso para a vida pública. Nossa intenção, hoje, é despertar o interesse das mulheres pela política e mudar a vida de todos. Não tenham medo de participar. Temos que ser fortes e nunca desistir. Não queremos ser números. Queremos mulheres empoderadas para fazer a diferença na vida das pessoas”, comentou.
A presidente do MMM/PR e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo, agradeceu pelo apoio de todos e todas ao evento e destacou a força do movimento municipalista. “Precisamos de encontros como esse. Temos que comemorar os avanços promovidos pelo governo. Temos que fazer com que mais mulheres tenham poder de decisão. Onde mulheres têm esse poder, com sua sensibilidade, conquistamos mais avanços. Todas somos capazes. O que queremos é uma sociedade mais justa e igualitária. Vamos, juntas, buscar nosso sonho”, disse.
O presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, destacou a importância do encontro. “Sabemos da força das mulheres na política. A mulher é fonte de luz e inteligência para todos nós. Queremos que elas ingressem, cada vez mais, na política e nas vidas de todos nós”, disse, ao lado ds primeira-dama da cidade, Leisinha.
A presidente da Frente das Mulheres da AMP e prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, lembrou que a família é o esteio dos municípios. “Por isso queremos mais mulheres na Política. Vamos firmes e fortes porque temos muito trabalho pela frente”, disse.
Leandre destacou o fato de que as mulheres estão obtendo avanços com o apoio do Governo do Estado e o apoio dos homens. “O governo ouviu as nossas vozes. Somos 52% da população paranaense. Precisamos de politicas específicas. Por isso, precisamos de ações diferenciadas. É isso que estamos fazendo”, comentou.
A deputada estadual Maria Victória (segunda secretária da Assembleia Legislativa) representou a Casa e destacou os recursos liberados em benefício das mulheres.
Tais Mendes afirmou que, embora as mulheres tenham obtido várias conquistas, ainda há muito espaço a ser ocupado por elas.
O evento teve palestras da mestre em Direito & Neurocientista Política qJeanine Cristiane Benkenstein (tema: “A NeuroPolítica como ferramenta para o fortalecimento do movimento das mulheres em suas cidades”) e da presidente do Iprade (Instituto Paranaense de Direito Eleitoral), Ana Carolina Clève (tema: “Mulheres na política: inovações legislativas e jurisprudência recente”.