O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, recebeu hoje uma equipe de técnicos do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): Cleverson Freitas (superintendente federal de Agricultura no Paraná), Alexandre Faria (chefe do Serviço de Agricultura Familiar) e Cezar Pian (chefe da Divisão de Defesa Agropecuária).
Eles pediram o apoio da AMP na mobilização dos gestores para participarem dos eventos que serão promovidos pelo MAPA, em junho, com o objetivo de apresentar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) às prefeituras e estimulá-las a realizar a emissão do documento, oferecendo aos agricultores mais uma opção.
Ocorre que, a partir de 1º de julho de 2022, a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) deixará de ser emitida e será substituída pelo CAF, para fins de acesso às ações e às políticas públicas destinadas à agricultura familiar. Com a mudança, as prefeituras também poderão emitir o CAF, o que não ocorre com a emissão da DAP, feita exclusivamente pelo IDR e pelos sindicatos.
Falaram ainda sobre o sistema SISBI do MAPA, que possibilita aos Consórcios ou Serviços de Inspeção dos Municípios (SIM) terem equivalência ao federal e permite que os produtos de origem animal e vegetal do SIM/SISBI sejam comercializados em todo o Brasil. “O Ministério da Agricultura pode contar com o apoio da AMP na divulgação desta mudança e de todas as ações em benefício da agricultura familiar”, disse Júnior.