Prefeitos e prefeitas atuais e eleitos das regiões da Grande Curitiba, Campos Gerais, Centro-Sul, Sul, Suleste e Litoral participaram hoje, em Curitiba, da 3ª edição da Caravana Novos Gestores, promovida pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Com o apoio das diretorias de 6 associações regionais de municípios (ASSOMEC, AMCG, AMCESPAR, AMSULPAR, AMSULEP e AMLIPA), o encontro objetiva apresentar aos prefeitos e prefeitas informações técnicas sobre o Pro-Gov (sistema de prestação de contas do Tribunal de Contas do Paraná), discutir a pauta municipalista e também os desafios que os novos gestores assumirão, a partir de janeiro de 2025.
A caravana foi aberta pelo presidente da AMP, secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, que agradeceu pelas presenças de todos e chamou a atenção para os desafios que os novos gestores terão, a partir de janeiro.
“A AMP está à disposição dos prefeitos e prefeitas para oferecer apoio nas administrações municipais”, disse. Edimar destacou ainda temas importantes da agenda municipalista, como a PEC 14, que corrige os valores repassados aos municípios dos programas federais, e a importância de haver distribuição mais justa dos royalties do petróleo entre todos os municípios brasileiros.
A secretária estadual das Cidades, Camila Scucato, defendeu que os municípios tenham planejamento urbano sustentável e inclusivo para todos os cidadãos.
O superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Weiller, destacou as ações do Governo do Paraná em benefício dos municípios.
Para o vice-presidente da Assomec e prefeito de Campo Magro, Cláudio Casagrande, os novos gestores precisam ter competência técnica em suas gestões e, para isso, precisam escolher uma boa equipe.
O presidente da AMCG e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, também considerou que os novos gestores precisam se preparar tecnicamente, com uma equipe competente, para garantir bons mandatos.
Na avaliação do prefeito de Rebouças, Luiz Zak, que representou o presidente da Amcespar e prefeito de Irati, Jorge Derbli, os novos gestores precisam valorizar as associações de municípios e se unir para ter melhores resultados nas suas gestões.
O presidente da Amsulpar e prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, destacou o trabalho da AMP e da CNM em defesa dos municípios. No entendimento do prefeito de Piêen, Maicon Tiguera, representante do presidente da Amsulep e prefeito de Mandirituba, Luis Biscaia, a força e a união dos prefeitos são essenciais.
Já o prefeito de Guaraquecaba, Alessandro Soares, que representou o presidente da Amlipa e prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, disse que os prefeitos têm um grande desafio: fazer uma gestão pública eficiente.
Do encontro, participaram ainda as consultoras Fátima e Ana Mottim, que falaram sobre o Pro-Gov – o sistema de prestação de contas do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado); e a procuradora Jurídica da AMP, Francine Frederico.
As próximas três rodadas serão realizadas em Pitanga (14/11|), Francisco Beltrão (21/11) e Cascavel (22/11). As primeiras duas caravanas foram em Maringá (24/10) e em Londrina (08/11).