Prefeitos e prefeitas atuais e eleitos das regiões da Grande Curitiba, Campos Gerais, Centro-Sul, Sul, Suleste e Litoral participam nesta quarta-feira (13/11), em Curitiba, da 3ª das seis edições da Caravana Novos Gestores, promovida pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná). O evento será na sede do Sebrae/Pr em Curitiba (Rua Cyro Vellozo, 59, bairro Prado Velho), a partir das 8h30.
As primeiras duas caravanas foram em Maringá (24/10) e em Londrina (08/11). As próximas três rodadas da caravana serão realizadas em Pitanga (14/11|), Francisco Beltrão (21/11) e Cascavel (22/11).
Com o apoio das diretorias de 6 associações regionais de municípios (ASSOMEC, AMCG, AMCESPAR, AMSULPAR, AMSULEP e AMLIPA), o encontro objetiva apresentar aos prefeitos e prefeitas informações técnicas sobre o Pro-Gov (sistema de prestação de contas do Tribunal de Contas do Paraná), discutir a pauta municipalista e também os desafios que os novos gestores assumirão, a partir de janeiro de 2025.
PRO-GOV E PAUTA MUNICIPALISTA
O presidente da AMP, secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, diz que o encontro objetiva apresentar aos prefeitos e prefeitas o Pro-Gov (sistema de prestação de contas do TCE-PR – Tribunal de Contas do Estado); explicar as exigências legais de final de mandato para os atuais gestores e ainda discutir a pauta municipalista.
Do encontro desta quarta-feira, devem participar o vice-presidente da Assomec e prefeito de Campo Magro, Claudio Casagrande; o presidente da AMCG e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle; o presidente da Amcespar e prefeito de Irati, Jorge Derbli; o presidente da Amsulpar e prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski; o presidente da Amsulep e prefeito de Mandirituba, Luis Biscaia; e o presidente da Amlipa e prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.
Participam ainda do encontro as consultoras Ana e Fátima Mottin, que falarão sobre o Pro-Gov; e as exigências legais de final de mandato para os atuais gestores, com a procuradora Jurídica da AMP, Francine Frederico.