O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e o vice-presidente da associação e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos, discutiram soluções para vários problemas enfrentados pelos municípios em reunião hoje, na sede da Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, com o presidente eleito da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski.
Ziulkoski tomará posse como presidente na próxima segunda-feira (dia 31). A nova Diretoria da CNM terá um paranaense – o prefeito de Nova Olímpia e ex-presidente da AMP, Luiz Lázaro Sorvos, assumirá o cargo de 2º vice-presidente. Da reunião de hoje com o presidente eleito da CNM, também participaram o diretor da Confederação Joarez Lima Henrichs e o gerente de Projetos da AMP, Lucas Echeverria.
PREVIDÊNCIA, SAÚDE E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Na reunião, além de estreitar os laços com o presidente eleito da CNM e confirmar suas presenças na posse de Ziulkoski, Júnior e Edimar debaterem temas como os fundos e dívidas previdenciárias dos municípios. Mais de 200 cidades do Paraná têm fundos próprios. A Diretoria da AMP pediu apoio de Ziulkoski e da nova Diretoria da CNM na solução do problema.
Outro assunto tratado foram as perdas dos municípios na saúde, já que o SUS (Sistema Único de Saúde) modificou a forma de financiamento do sistema. A AMP quer discutir uma solução conjunta para este problema, junto com a CNM. Debateram ainda a regularização fundiária nos municípios. Finalmente, os prefeitos trataram da qualificação dos servidores dos municípios paranaenses. A idéia é que as duas organizações desenvolvam trabalho conjunto para aprimorar a qualificação dos servidores municipais.
Assessoria de Comunicação da AMP
AURÉLIO MUNHOZ
Reg. Prof. Mtb: 2.635/10.
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404.