O prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini, assumiu hoje oficialmente a Presidência da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Curitiba. Ao lado da governadora Cida Borghetti e do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, Schiavini agradeceu as presenças de todas as autoridades na posse, pediu o apoio de todos em defesa dos municípios e a união dos prefeitos em torno da AMP para o fortalecimento das 399 cidades paranaenses.
“A união dos prefeitos em torno da AMP é muito importante. Todos são importantes nas lutas que estamos travando, diariamente, em defesa dos municípios. Contem comigo porque espero contar com vocês. Que possamos, juntos, melhorar as condições de vida da população”, disse Schiavini, que era vice-presidente da AMP e assume o cargo no lugar do ex-prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto. Schiavini também já foi presidente da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná).
O novo presidente da AMP disse que pretende intensificar a adoção de instrumentos de qualificação técnica para as prefeituras, especialmente as pequenas, garantindo mais eficiência na gestão pública. “Nosso compromisso é dar continuidade ao fortalecimento das bandeiras da municipalidade, fazer com que os prefeitos estejam cada vez mais unidos, estruturando e oferecendo capacitação técnica para a boa gestão e a correta aplicação dos recursos”, disse Schiavini.
Ele sucedeu no cargo o ex-prefeito de Assis Chateaubriand por dois mandatos, Marcel Micheletto, que disse ter feito o melhor pelos municípios durante os seus dois mandatos à frente da AMP. “Fiz o máximo que pude pelos municípios. Tenho o municipalismo nas veias. Vou sempre defender esta causa, esteja onde estiver”, disse Micheletto, que recebeu uma placa de Honra ao Mérito em sinal de agradecimento pelo seu trabalho em defesa da AMP.
Casa do povo
A governadora Cida Borghetti elogiou os compromissos assumidos por Schiavini em seu discurso e disse que o Governo está de portas abertas para as prefeituras do Paraná. “O Marcel deixa o seu legado pelos municípios. E o Frank vai continuar este trabalho com muita competência”, disse. “O governo é parceiro de todas as horas. Contem conosco e com a equipe de governo para melhorar o dia a dia dos paranaenses em cada um dos nossos municípios”. Cida também assinou com Schiavini três convênios que garantiram a liberação de um micro-ônibus para o transporte escolar, o recape asfáltico em vias urbanas e a implantação de sistema de abastecimento de água na comunidade de Cristo Rei.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, destacou a importância de a posse na AMP ter ocorrido na sede do Legislativo Estadual. “Aqui é a casa do povo. Uma casa política e, portanto, é essencial que tenhamos também aqui aqueles que representam de forma plural a municipalidade”, comentou. “É uma alegria, porque a Assembleia é o grande palco, a caixa de ressonância da sociedade, e todas as causas dos paranaenses se fazem presentes aqui”.
Compromisso com municípios
O ex-governador e presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Orlando Pessuti, entregou um ofício a Schiavini propondo a renovação da cooperação técnica e dos compromissos já existentes entre o banco e a AMP para o desenvolvimento dos municípios. “O BRDE reafirma seu compromisso com o municipalismo. Contem conosco em todas as ações de desenvolvimento dos municípios”, comentou.
O presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Glademir Aroldi, desejou sucesso ao presidente da AMP e defendeu a urgência de as prefeituras se unirem por um novo pacto federativo, que garantia distribuição mais justa de recursos e desonere os municípios. “Brasília só funciona sob pressão. Por isso, temos que nos unir para garantir que os municípios tenham mais recursos para atender à população”.
Fundeb e Saúde
Na Assembleia da AMP, houve ainda uma exposição da assessora técnica do Cosems, Marina Martins, sobre a exigência do Ministério Público do Estado de que as prefeituras regularizem as contratualizações feitas com hospitais para o atendimento da saúde da população. Finalmente, o consultor em Educação da AMP, Jacir Machado, abordou com os prefeitos as diferenças de valores que as prefeituras têm a receber do Governo do Estado relativas ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Presenças importantes
A posse de Frank Schiavini registrou as presenças do deputado federal Ricardo Barros; dos secretários estaduais Dilceu Sperafico (Casa Civil), Antônio Carlos Bonetti (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Antonio Nardi (Saúde), Otamir César Martins (Agricultura e Abastecimento) e Ezequias Rodrigues Moreira (Cerimonial e Relações Internacionais) e ainda de vários deputados estaduais.
Participaram da solenidade, também, o prefeito de Guaratuba e presidente da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná), Roberto Cordeiro Justus; o presidente da Amerios (Associação dos Municípios de Entre-Rios), Darlan Scalco; o presidente da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema), Luiz Nicácio; o prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba), Márcio Wozniack; e o prefeito de São Jorge do Ivaí e presidente da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião do Paraná), André Luís Bovo;
Outras presenças
Ainda participaram do evento a assessora de Relações Institucionais da Fomento Paraná, a ex-governadora Emilia Belinati; Gilmar Andrade, Diretor-Financeiro da Itaipu Binacional, representando o diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm; o diretor do IBGE/PR (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Paraná) Paraná, Sinval dos Santos; o representante do Sebrae-PR, Cesar Reinaldo Rissete; o presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Neves; e os representantes da Superintendência Regional do Banco do Brasil, Marcio Silveira e Sonia Maria.
E ainda: o superintendente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Erli de Pádua Ribeiro; o representante do Conasems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná), Giovani Souza; o novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Adriano Marcos Furtado; e o vice-presidente da Uvepar (União dos Vereadores do Paraná), Luciano Soares.
Álbuns de fotos nos portais da AMP, Assembleia Legislativa e AE Notícias.
Créditos das fotos da AMP: Valdelino Pontes.
Assessoria de Comunicação da AMP
AURÉLIO MUNHOZ
Reg. Prof. Mtb: 2.635/10.
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404.