INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!!
Curso: Financiamento da Educação
11 e 12 de março de 2014
Hotel Dan Inn Curitiba
Rua Amintas de Barros, 71 – Centro – Curitiba/PR
1. Público Alvo:
Secretários de Educação, Membros do Conselho Municipal do FUNDEB, do Conselho Municipal de Educação, Equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Finanças, Prefeitos, Membros do Poder Legislativo e demais interessado.
2. Objetivos:
• Orientar os profissionais da Educação para enfrentarem os desafios impostos pela política educacional brasileira à gestão e ao financiamento da educação;
• Oferecer subsídios teórico-metodológicos aos profissionais da educação de modo a capacitá-los para a avaliação da atual política de gestão e de financiamento da educação, com vistas a proposições e intervenções em nível de sistema de ensino e de escola.
3. Conteúdo Programático:
Dia 11/03/2014 (terça feira)
8h30 – Entrega de material e credenciamento
Módulo I – 9h00 às 10h30
Gestão Financeira
• Financiamento da Educação
• Fontes de Recursos da Educação
• Royalties para a Educação 2014 a 2023
• Lei nº 12.858, de 9 de setembro de 2013
• FUNDEB – Previsão de recursos 2014
• Atendimento da E.C. 59 – Financiamento da Educação Infantil
Palestrante: Prof. Jacir Bombonato Machado – Consultor para assuntos de educação junto a Associação dos Municípios do Paraná – AMP
Módulo II – 10h30 às 12h00
Piso Salarial Profissional Nacional
• Conhecimento da Legislação
• Valor e atualização do Piso
• Complementação da União para pagamento do Piso
• Estrutura da Carreira do Magistério – Exemplo de Tabelas
• Adequação do plano – Tabelas
Palestrante: Dr. José Dorival Peres – Membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Advogado, Pedagogo, Especialista em Administração Escolar, Especialista em Direito do Estado, Consultor para assuntos Educacionais.
Módulo III – 13h30 ás 16h00
Tempo Integral x Ampliação da jornada
• Ensino de tempo integral
• Ampliação de jornada
• Procedimentos legais para a implantação
• Financiamento do tempo integral
Palestrante: Ana Seres Comin – Chefe do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco
Modulo IV – 16h00 às 18h00
• Programa Nacional do Transporte Escolar – PNATE/PETE
• Custo do Transporte Escolar do Estado do Paraná
Palestrante: Prof. Jacir Bombonato Machado – Consultor para assuntos de educação junto a Associação dos Municípios do Paraná – AMP, licenciado em Matemática pela Faculdade de Guarapuava, pós-graduado em Matemática Superior pela PUC de Minas Gerais e em Gestão da Educação pela PUC de Curitiba, Secretário de Educação de Chopinzinho/PR no período de 1993 a 2000, Superintendente da Secretaria de Educação de Curitiba de 2001 a 2004, Membro do Conselho Estadual do FUNDEF no período de 1998 a 2002, Presidente do Conselho Estadual do FUNDEF 2006 a 2007, Membro do Conselho Estadual do FUNDEB no período de 2011 a 2012.
Dia 12/03/2014 (quarta feira)
Modulo V – 8h00 ás 12h00
• Gestão Orçamentária da Educação
• Execução dos Programas do FNDE: PNAT/PNAE/PDDE
• Utilização dos Recursos
• Prestação de Contas: FNDE
• Sistema de Prestação de Contas – SIGPC do FNDE
• Transporte Escolar – PNATE
• Programa de Alimentação Escolar – PNAE
• Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE
• Transporte Escola – PETE
Palestrante: Daniele Regina dos Santos – Funcionária concursada no Município de Curitiba a mais de 20 anos, atuou como responsável financeira pela Secretaria Municipal de Educação por 10 anos atuou também como Conselheira Municipal do FUNDEF e FUNDEB. Foi Diretora de Execução Orçamentária do Município de Curitiba, Superintendente Executiva da Secretaria Municipal de Educação e atualmente é Diretora de Monitoramento Estratégico de Curitiba atuando na gestão de grandes contratos e registro de preços.
Carga Horária: 12 (doze) horas
REALIZAÇÃO: AMP – Associação dos Municípios do Paraná
ORGANIZAÇÃO: CAPE – Centro de Administração Pública Empresarial
DATA: 11 E 12 de março de 2014.
LOCAL: Hotel Dan Inn – Rua Amintas de Barros, 71 – Centro – Curitiba/PR.
Inscrição até dia 07/03/2014 – Vagas Limitadas – Valores
1 Inscrição
R$ 200,00
Para um participante de cada município
2 Inscrições
R$ 180,00
Para cada participante do mesmo município
3 Inscrições ou mais
R$ 150,00
Para cada participante do mesmo município
Incluído: 03 Coffee-breaks, apostila, CD com slides do programa apresentado no curso, caneta, crachá de identificação e certificado de participação.
Inscrição deverá ser efetuada mediante depósito no seguinte Banco:
Banco Itaú – Agencia nº 4013 – Conta Corrente nº 14265-0
Em favor: Associação dos Municípios do Paraná–CNPJ 76.694.132/0001-22
Nota: Após o depósito, enviar juntamento com o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, via e-mail: treinamento@ampr.org.br / amp@ampr.org.br ou via fax (41)3223-5733
Documentos referentes a Associação
Certidões: INSS, FGTS, MUNICIPAL (Curitiba)
Estatuto Social
Alvará de Funcionamento
Opções de hospedagens:
Hotel Dan Inn Curitiba
Rua Amintas de Barros, 71 – Centro – Curitiba/PR
Fone: (41) 3322-8558
Apto single = R$ 158,00 a diária
Apto duplo = R$ 178,00 a diária
Apto triplo = R$ 228,00 a diária
e
Hotel Lavennue
Rua XV de Novembro, 526 – Centro – Curitiba/PR
Fone: (41) 3222-5525
Aptos Single: R$ 135,00
Aptos. Duplos: R$ 170,00
Aptos.Tríplos: R$ 210,00
INFORMAÇÕES: AMP – Associação dos Municípios do Paraná
Fone: (41) 3223-5733
E-mail: treinamento@ampr.org.br ou amp@ampr.org.br