O município de Irati recebeu hoje a quinta edição da “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, evento promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná), com o apoio da
Amcespar (Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná) e da Amsulpar (Associação dos Municípios do Sul Paranaense).
Patrocinada pela Copel, Sanepar e Celepar, a série “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, temporada 1 “Modelos de Governança” foi lançada no dia 29 de maio, em Curitiba, junto com o Pacto em Defesa da Mulher do Paraná.
Veja fotos aqui: Irati recebe quinta “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres” | Flickr
O projeto prevê a realização de dez reuniões para colocar os programas do Governo do Estado a serviço das mulheres, para mobilizar e ainda orientar os municípios quanto à organização, visibilidade e fortalecimento dessa pauta.
Na abertura do encontro, a secretaria estadual da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre dal Ponte, disse que o Estado quer construir um novo modelo de governança e destacou o papel do governador Carlos Massa Ratinho Junior nesse processo. “O governador não quis apenas ouvir, mas também escutar as mulheres e conhecer suas necessidades, em todos os ambientes. A Secretaria da Mulher foi criada com esse objetivo. Fico feliz de saber que, nessa caravana, estamos falando para convertidos e para pessoas que já defendem as mulheres. Agradeço à AMP pelo apoio nesses eventos, ajudando-nos a levar todas as informações em defesa da mulher pelo Paraná. Temos a missão de ajudar vocês a estruturar as políticas públicas e acessar os recursos públicos necessários à defesa da mulher. Para isso, precisamos da criação dos Fundos e dos Conselhos Municipais em Defesa da Mulher. Ajudem-nos a criar essas estruturas e a fazer mais pelas mulheres”, disse
Representando a Diretoria da AMP e o presidente Edimar Santos, o terceiro vice-presidente da Associação e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, afirmou que a parceria entre a secretaria e a Associação é fundamental para garantir igualdade de gênero e ampliar a posição de respeito das mulheres. “Queremos que a mulher seja colocada como prioridade não apenas em Inácio Martins, mas em todo o Paraná e o Brasil”, disse.
Anfitrião do encontro, o presidente da Amcespar e prefeito de Irati, Jorge Derbli, ao lado da vice-prefeita Ieda Waydzyk, disse que é preciso que a sociedade passe da teoria à ação em defesa da mulher. “Mulheres e homens têm que caminhar juntos em defesa das mulheres. É o que estamos fazendo em Irati, com várias ações. Vamos criar a Secretaria da Mulher de Irati para erradicar a violência contra a mulher aqui e em todo o Estado”, disse.
O superintendente de Apoio aos Municípios do Governo do Estado, Júnior Weiller, representou o governador Carlos Massa Ratinho no encontro. Ele disse
que os avanços no Estado são grandes em todas as áreas, inclusive em defesa da mulher. “Parabéns ao governador Carlos Massa Ratinho Junior e à secretária Leandre por terem essa sensibilidade em relação à mulher”, comentou.
A prefeita Fernanda Sardanha, de São Mateus do Sul, representou o presidente da Amsulpar e prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski. Ela avaliou que as mulheres enfrentam muitos desafios e conclamou a sociedade a atuar em conjunto contra o machismo e a violência contra a mulher.
A presidente da Frente Municipalista da Mulher da AMP e prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, agradeceu a todos os prefeitos e prefeitas pelo apoio. “A
mulher quer acolher a todos. Toda nossa luta é em busca de coisas boas para as mulheres e as pessoas que mais precisam. Mas nós também precisamos de apoio, que muitas vezes pode ser dos homens. Por isso, precisamos, juntos, atuar para defender esse público que mais precisa”, disse.
A prefeita Marisa Souza, de Porto Vitória, destacou o fato de ter entrado na área pública para corrigir as injustiças e beneficiar o conjunto da população e conclamou as mulheres a fazerem a diferença em relação a essa causa.
O deputado estadual Artagão Júnior e a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Mariana Neris, também participaram da reunião.
Além da abertura do evento em Curitiba (no dia 29/05), a caravana já esteve em Cascavel (no dia 15/06), em Francisco Beltrão (16/06) e em Santo Antonio da Platina (dia 30/06).