Mais fotos aqui: https://www.flickr.com/photos/198472528@N03/sets/72177720312864549/
O professor e filósofo Gabriel Chalita fez a palestra inaugural do IV Congresso Estadual de Educação – Inovação e Desafios no Futuro da Educação, promovido pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e Ciedepar (Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná).
Patrocinado pela Portos do Paraná, com o apoio do Governo do Estado, o evento prossegue até o dia 23 de novembro e foi aberto oficialmente pelo diretor de Relações Institucionais da AMP e prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, e pelo vice-presidente do Ciedepar e prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel.
Ambos representaram o presidente da AMP e do Ciedepar e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, e destacaram a importância do encontro, que reuniu educadores, secretários e prefeitos de todas as regiões do Estado.
Chalita destacou a importância do ensino fundamental. “Antes, valorizava-se mais o professor titular de uma universidade. Hoje, valoriza-se mais o professor do ensino fundamental, dada a importância do tema”, comentou.
Ele destacou a importância do ensino especial e da educação voltada à família. “Quase 90% da violência contra as mulheres e as crianças vêm de casa. Isso mostra a importância de se valorizar a educação nas famílias”, disse.
O prefeito Colodel afirmou que o Ciedepar começou há pouco tempo, mas já faz um trabalho importante a todos os seus 75 associados. “O Ciedepar tem ajudado muito as prefeituras em todos ao assuntos relacionados à Educação”, comentou.
O prefeito Justus disse que a Educação vai muito além das escolas e elogiou o Governo do Estado. “O governo Carlos Massa Ratinho Junior tem investido muito em tecnologia e inovação e feito a diferença na qualidade da Educação do Paraná. Porém, isso não substitui a importância dos professores. Estamos muito otimistas com o futuro da Educação no Paraná porque há muita sinergia entre Governo do Estado, prefeituras e profissionais da Educação.
Representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, participou do encontro o superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Weiller. Junior elogiou a promoção do encontro e destacou as conquistas do Paraná na Educação. “O Paraná superou o Rio Grande do Sul em economia. Mas o primeiro lugar no IDEB do Brasil é o número que mais orgulha o nosso governador, com o esforço e o apoio de todo o governo, das prefeituras e de todos os profissionais do magistério”, disse.
A prefeita de Jardim Olinda, Lucimar morais, representou as mulheres prefeitas no encontro, que também registrou as falas dos prefeitos de Cândido de Abreu, Renan Romanichen, e de Nova Cantu, Airton Agnolin. Debora Targa Weiller representou o secretário da Educação, Roni Miranda, no evento.
A secretária de Educação de Santa Cecília do Pavão, Rosimari Ynoue, representou todos os secretários municipais no encontro. O evento tem a participação das seguintes empresas: Brink Mobil, Faculdade Polis Civitas, Saber Soluções Educacionais, Viver em Movimento e Instituto Renato Casagrande.
PALESTRANTES
Antes de Chalita, o IV Congresso de Educação teve a presença de uma das maiores lendas mundiais do MMA, o ativista social, empresário e ex-lutador brasileiro Rogério Nogueira, o Minotouro, que falou sobre o tema “Mente de campeão”.
Amanhã, Claudia Costin, diretora do CEIPE/FGV (Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas), vai falar sobre o tema “A nova educação; o que muda e como se preparar para o futuro”. No dia 23, o tema “Programa Educa Juntos” será abordado por Roni Miranda, secretário de Educação do Estado do Paraná.