O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica Ministério de Educação (MEC), Alexsandro Santos, foi um dos palestrantes do período da tarde no IV Congresso Estadual de Educação – Inovação e Desafios no Futuro da Educação, promovido pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e Ciedepar (Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná), com o patrocínio da Portos Paraná e o apoio do Governo do Estado.
Alkexandro falou sobre o tema “Diretrizes do Governo Federal ao nível de educação integral básica: Tempo Integral e Alfabetização”, com a mediação de Tiago Lippold.
Ele disse que a meta do MEC é abrir 3,6 milhões de vagas novas em ensino integral, mas respeitando as particularidades e necessidades locais. “O programa é flexível para dar conta da oferta. Não queremos forçar nada, mas temos pressa porque as crianças têm direito ao ensino integral”, explicou.
No final dos trabalhs do dia, o professor Renato Casagrande falou sobre o tema “Perspectivas e estratégias para a transformação da educação brasileira”, com mediação do professor José Dorival Perez.
O IV Congresso Estadual da Educação tem a participação das seguintes empresas: Brink Mobil, Faculdade Polis Civitas, Saber Soluções Educacionais, Viver em Movimento e Instituto Renato Casagrande.