A sede da Copel, em Curitiba, abrigará o 1º Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). O escritório foi inaugurado hoje, em Curitiba, com as presenças da vice-diretora do Programa Cidades do Pacto Global, Elizabete Ryan; do presidente da Copel, Antonio Guetter; e do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), 2º vice-presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e prefeito de Assis Chateuabriand, Marcel Micheletto.
Na mesma solenidade, Micheletto assinou a adesão do seu município ao Termo de Compromisso e ao Termo de Adesão á Agenda 2030. “O pacto global tem, necessariamente, que passar pelas cidades e pelos prefeitos, que estão próximos do povo. Vamos nos empenhar para provocar a sociedade a contribuir com este objetivo tão nobre que é a Agenda 2030”, disse o presidente da AMP, que também é titular da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) na Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Proposta vitoriosa
A proposta de ter Curitiba como sede do escritório foi sugerida pelo governador Beto Richa e foi levada à ONU, há 40 dias, pelo presidente da Copel, Antonio Guetter. Recebeu aprovação imediata do diretor-executivo do programa, Michael Nolan. O escritório será coordenado pela Copel em parceria com o Paranacidade e com o Cedes (Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, ligado à Casa Civil do Governo do Estado.
O Termo de Compromisso e o Termo de Adesão confirma o apoio das 399 prefeituras do Estado à Agenda 2030, aos 17 Objetivos e às 169 metas de Desenvolvimento Sustentável, aprovados pela ONU (Organização das Nações Unidas). A AMP – que também assinou os documentos, em julho – é uma das parceiras do movimento e tem exercido papel crucial no esforço para garantir que todos os prefeitos do Estado assinem o Termo de Compromisso e o Termo de Adesão à Agenda 2030.
Participaram ainda da solenidade a vice-presidenta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná e integrante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa Keli Cristina de Souza Gali Guimarães; o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Ortega; a representante da Rede Brasileira do Pacto Global, Barbara Dunin; a representante do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Rosana de Souza; e a represente do PNUD, Samantha Salve.
Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404