O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos, participou hoje, em Curitiba, do 18º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias e do lançamento do Conecta 399 – programa do Governo do Estado para integrar e fortalecer os municípios.
Ao lado do vice-governador Darci Piana; dos secretários Guto Silva (Planejamento) e Eduardo Pimentel (Cidades) e do secretário nacional da Inovação e Gestão do Governo Federal, Roberto Pojo, Edimar destacou a importância das parcerias entre todos os setores públicos para qualificar os municípios e garantir o desenvolvimento integral das cidades do Paraná.
“Tudo acontece nos municípios. É muito importante termos as ferramentas de gestão que o fórum está oferecendo. Somos parceiros. Contem com a AMP e as associações no que precisarem”, disse.
O vice-governador Darci Piana afirmou que, no mundo atual, os prefeitos precisam prestar contas com rigor. “O que queremos é exatamente fazer que os municípios recebam as verbas, apliquem os recursos direito e prestem contas corretamente. Queremos que os prefeitos elaborem bons projetos e usem os recursos em benefício da população, com consciência e responsabilidade, planejamento e eficiência”, disse.
Guto Silva disse estar certo de que as parcerias possibilitarão a formação de uma grande rede. “Essa rede vai unir o Paraná com conhecimento e informação para garantir mais recursos para os municípios”, comentou.
Eduardo Pimentel destacou a importância da parceria com os municípios. “A Secretaria das Cidades está à disposição para ajudar no que puder no fortalecimento destas parcerias”, disse.
Roberto Pojo disse que o projeto Conecta 399 mostra que só a união tornará o Brasil melhor. “Essa iniciativa potencializa a rede de parcerias e aumenta muito a capacidade do Paraná de angariar recursos”, comentou.
Do evento participaram ainda o deputado Antonio Anibelli Neto (representando a Assembleia Legislativa) e Regina Lemos (diretora de Transferências da União do Ministério da Inovação e Gestão)
Os Fóruns Regionais objetivam promover maior integração entre os parceiros da Rede de Parcerias, rede de governança colaborativa que conta, atualmente, com mais de 220 parceiros (Ministérios, Tribunal de Contas da União, Tribunais de Contas Estaduais, Controladoria-Geral da União, Governos Estaduais e Entidades Municipalistas, entre outros).
A Rede de Parcerias tem por objetivo desenvolver ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público e recíproco e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Cadastro Integrado de Projetos de Investimento (Obrasgov.br).