A professora-doutora em Administração da FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo) Cláudia Costin abriu o segundo dia do IV Congresso Estadual de Educação – Inovação e Desafios no Futuro da Educação falando sobre o tema “A nova educação: o que muda e como se preparar para o futuro”.
O encontro foi promovido pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e Ciedepar (Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná), com o patrocínio da Portos Paraná e o apoio do Governo do Estado.
Por meio de videoconferência, mediada pela mestre em Educação Flaviane São José, Claudia disse que o Brasil precisa tratar a educação com a mesma seriedade que trata a saúde, defendeu que a educação seja voltada ao senso crítico e à cidadania e que seja trabalhada em rede. “Se quisermos que os alunos sejam colaborativos, precisamos que a escola e a sociedade também sejam e atuem em rede para melhorar a qualidade da educação”, comentou.
Outro palestrante da manhã de hoje foi o mestre em Educação pela PUC/PR João dos Reis, que falou sobre o Plano Nacional de Educação 2023-2024. No último dia do encontro, amanhã, às 8h30, o secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda, falará sobre o tema “Programa Educa Juntos”.
Participaram do encontro de hoje o chefe de Gabinete do governador Carlos Massa Ratinho Junior, Darlan Scalco; a prefeita de Jardim Olinda, Lucimar Morais, e ainda os prefeitos de Sapopema, Paulo de Souza Junior; de Tomazina, Flávio Zanrosso; e de Nova Cantu, Airton Agnolin.
O IV Congresso Estadual da Educação tem a participação das seguintes empresas: Brink Mobil, Faculdade Polis Civitas, Saber Soluções Educacionais, Viver em Movimento e Instituto Renato Casagrande.