O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, enviou ofício à AMP (Associação dos Municípios do Paraná) pedindo apoio dos prefeitos e prefeitas à campanha Paraná Rosa, que será desenvolvida em outubro, por meio de ações para conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e colo do útero.
Para isso, o secretário pede que as prefeituras difundam informações sobre o tema, conscientizem a população feminina sobre a importância da detecção precoce como chance real de cura e manifestem apoio à campanha.
“Solicitamos a possibilidade de iluminação na cor rosa nas edificações dessa instituição, no período de 1 a 31 de outubro do corrente ano, visto que tal ação chama a atenção da população para a importância do cuidado com a saúde e controle do câncer nas mulheres”, sugeriu Beto Preto.
O secretário lembrou que o nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. “Estudos comprovam que é possível reduzir em 40% o número de casos de câncer controlando apenas os fatores de risco. Para o câncer de mama um dos principais fatores de proteção é a mudança do estilo de vida das mulheres”, afirmou.
No Paraná Rosa, esta Secretaria de Estado da Saúde do Paraná irá além de discussões sobre o diagnóstico precoce, abordando a promoção dos hábitos saudáveis de vida, visando à redução dos fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, em especial o câncer de mama.
Assessoria de Comunicação da AMP
AURÉLIO MUNHOZ
Reg. Prof. Mtb: 2.635/10.
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404.