O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Nova Olimpia, Luiz Lázaro Sorvos, acompanhou a visita da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do governador Beto Richa na entrega da primeira etapa do Conjunto Habitacional Sonho Meu, sábado (dia 1º), em Umuarama. O projeto realizou o desejo da casa própria para 603 famílias da cidade.
Além de Beto e Gleisi, o evento teve as participações do senador Sérgio Souza e de dezenas de autoridades públicas, entre deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores da cidade e região, empresários, secretários de Estado e o prefeito Moacir Silva.
O projeto foi viabilizado por meio do Programa Minha Casa Minha Vida e compreende 1.511 unidades, sendo 1.451 moradias e cerca de 60 lotes comerciais e áreas para pequenas indústrias. “É uma honra e um orgulho, como prefeito, realizar o sonho da casa própria. Quando escolhemos este nome – Sonho Meu – eu não imaginava a alegria que seria ver tantas famílias conquistando o seu maior sonho, saindo do aluguel e podendo morar na sua casa própria”, disse o prefeito Moacir Silva, lembrando que entende as dificuldades pois na infância sua família também pagou aluguel.
Obras públicas
O prefeito lembrou o compromisso de proporcionar a construção de 3 mil moradias, assumido na campanha em sua primeira gestão, e disse que entre obras públicas – em parceria com a Cohapar e o governo federal – e através de financiamentos pelo Minha Casa Minha Vida, em zonas especiais de interesse social, criadas em sua gestão, já foram erguidas mais de 5 mil unidades. “Ainda temos milhares de famílias inscritas na Secretaria Municipal de Habitação, que criamos para combater o deficit habitacional de Umuarama, e trabalhamos para atender ao maior número possível”, completou.
Moacir Silva anunciou que a fase dois do Sonho Meu está licitada e a construção das moradias inicia nas próximas semanas. Informou também que o governo federal vai liberar R$ 3 milhões para a construção de um centro de esporte e lazer no conjunto, que será licitada em breve. “O bairro já conta com creche, a escola está bem adiantada e no futuro construiremos um posto de saúde. Logo serão vendidos, através de licitação, os terrenos comerciais para instalação de padarias, mercadinhos, farmácia, distribuidor de gás, açougue, enfim, serviços e produtos para que o Sonho Meu tenha vida própria e os moradores não precisem ir para outros bairros fazer suas compras”, completou.
A participação do governo estadual, através da Sanepar, Copel e Cohapar, bem como a liberação dos recursos federais através da Caixa foram agradecidas pelo prefeito, que lembrou a contrapartida municipal – de cerca de R$ 10 milhões – e as emendas individuais, aprovadas pelos deputados Osmar Serraglio e Zeca Dirceu, para o empreendimento habitacional. “A sensação de dever cumprido é grande, mas não maior que a alegria de cada família que aqui vai iniciar uma vida nova”, finalizou.
A entrega das chaves aos beneficiários foi feita em seguida à inauguração e muitas famílias começaram a se mudar imediatamente para as novas moradias.
PRESENÇAS
Acompanharam a inauguração, ainda, o superintendente nacional da região Sul da Caixa, Roney de Oliveira Granemann, os secretários estaduais de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche; os deputados federais Osmar Serraglio, Zeca Dirceu, Alfredo Kaefer, André Vargas e Edmar Arruda; estaduais, Fernando Scanavaca, Pedro Lupion, Professor Lemos, Elton Welter e Toninho Wandscheer; e o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, entre outras autoridades locais e regionais.(Fonte: Umuarama Ilustrado)