A XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios está pré-agendada para os dias 8 (abertura), 9, 10 e 11 de julho. A decisão foi tomada pelos líderes municipalistas que estão reunidos nesta sexta-feira, 19 de abril, em Canela (RS). Os dirigentes acertaram ainda que, antes do evento, haverá um encontro no Congresso Nacional para unificar os temas da Marcha de 2013. O presidente da AMP e prefeito de Nova Olimpia, Luiz Sorvos, participou do encontro ao lado do diretor-financeiro da CNM e ex-prefeito de Barracão, Joarez Lima Henrichs.
Esta reunião preliminar deve ocorrer em maio, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. Nela os presidentes das entidades estaduais vão trabalhar a pauta com mais detalhes e depois apresentá-la aos parlamentares no sentido de buscar apoio do Legislativo. Os municipalistas querem que deputados e senadores ajudem a resolver a crise que atinge os Municípios.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, indicou que essa parceria com o Legislativo deve ser por meio de uma Subcomissão de Assuntos Municipalistas, que funcionará no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A expectativa é de que a Subcomissão passe a ter a atuação em defesa do ente Município.