Representantes da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeitos de todas as regiões do Estado participam hoje e amanhã, em Curitiba, do I Fórum de Controle Externo do Tribunal de Contas do Paraná. Na presença das cerca de 1,7 mil pessoas que participaram da abertura, o governador Beto Richa reafirmou seu compromisso com o municipalismo.
“Com as prefeituras, o governo mantém um relacionamento técnico e, acima de tudo, republicano, sem distinção política ou partidária. Nossa relação é marcada pelo diálogo, pelo respeito e pela mais ampla cooperação”, disse Beto na abertura do encontro, promovido na sede da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) para comemorar os 69 anos do Tribunal de Contas do Estado.
O governador afirmou que, entre 2014 e 2015, as transferências de receitas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para aas prefeituras aumentaram em quase R$ 1 bilhão. “No primeiro quadrimestre, foram quase R$ 3,4 bilhões enviados às prefeituras. Um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado”, disse. “São recursos que vão para a pavimentação, saneamento, construção de escolas, moradias e unidades de saúde”.
Vote Bem
O presidente do TCE, Ivan Bonilha, o TCE, destacou a atuação do Tribunal de Contas, nos seus 69 anos, no treinamento e na qualificação de gestores públicos. “Um dos maiores patrimônios que a administração pública pode ter é a capacitação de seus funcionários. E o TCE tem investido muito fortemente, não apenas em seus servidores mas também os funcionários municipais, estaduais e dos diversos departamentos que compõem o serviço público”, explicou.
Bonilha e opresidente da Fiep, Edson Campagnolo, assinaram termo de cooperação para o apoio à campanha Vote Bem, promovida pela Federação. De acordo com o presidente do TCE, seu objetivo é conscientizar a participação dos eleitores sobre sua participação no ambiente das eleições.
Nos dois dias do encontro, apoiado pela AMP, haverá seis painéis temáticos, que, ao final, somarão 80 horas de capacitação. Os debates estarão a cargo de 47 palestrantes, que são referências nacionais em suas áreas de atuação. Entre eles, o ministro do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler; o especialista em contabilidade pública Paulo Feijó; e o jurista Romeu Felipe Bacellar Filho. Todos os painéis, que serão realizados simultaneamente, terão participação de servidores do TCE.
Participaram da abertura do evento a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os presidentes da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Roberto Vasconcelos; e do Tribunal Regional Eleitoral, Luiz Fernando Tomasi Keppen, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato.
Assessoria de Comunicação da AMP, com AENotícias
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404