O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, e o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, assinaram convênio, em Curitiba, que vai viabilizar a implantação da Empresa Fácil – um sistema que promoverá a ampla modernização e simplificação nos processos de emissão de nota fiscal eletrônica, abertura e legalização de novas empresas no Estado.
O convênio resultou de parceria firmada entre a AMP (que cederá a ferramenta técnica a ser usada para viabilizar o sistema), a Junta Comercial do Paraná, a Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, o Sebrae/Pr (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/Paraná) e ainda o Sescap (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Paraná).
O convênio foi assinado durante reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/Pr, comandada por João Paulo Koslovski. O ato foi acompanhado pelo secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio; pelo presidente do Sescap, Mauro Cesar Kalinke; e por várias autoridades. A parceria foi definida por meio de resolução baixada pelo Subcomitê Gestor da Rede Sim no Paraná, comandado pelo secretário Monteschio.
Modernização do Estado
Sorvos disse que a AMP está oferecendo uma “manifestação concreta” em defesa da modernização do Estado. “Era imperativo que isto fosse feito, tendo em vista a informatização e simplificação dos processos que ocorrem. Mas não basta assinar o convênio. Vamos trabalhar duro para que o sistema seja implantado o mais rapidamente possível em todos os municípios do Paraná”, comentou.
A iniciativa da AMP foi elogiada pelo presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, que considera o convênio fundamental para dinamizar a economia do Estado. “É com alegria que testemunhamos uma união de esforços efetiva em defesa da modernização das empresas o Paraná”, disse, seguido pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, João Paulo Koslovski.
As prefeituras já podem assinar termo de adesão ao projeto, que deverá estar funcionando já em 1º de dezembro. As informações sobre a Empresa Fácil estarão disponíveis no site www.empresafacil.gov.br. Nas próximas semanas, a AMP e o Governo do Estado informarão às prefeituras como a adesão poderá ser feita.
Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404