Como presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller participou do lançamento do programa “Asfalto Novo, Vida Nova”, que viabilizará a pavimentação da área urbana dos municípios paranaenses com até 25 mil habitantes. Nesta primeira fase, serão contempladas as cidades com até 7 mil habitantes.
Foi um dos últimos atos do presidente Júnior à frente da AMP, já que ele deixa o cargo amanhã, às 9h, quanto tomará posse a nova Diretoria da organização, sob o comando do prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos.
O investimento estimado é de R$ 500 milhões nesta etapa, e 370 quilômetros de ruas asfaltadas. Os recursos serão repassados a fundo perdido. Parte desse valor, R$ 200 milhões, vem da devolução da ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná), ao Governo do Estado. Incluem não apenas pavimentação, mas também serviços de galeria para drenagem, calçamento, arborização e revitalização, além de ampliação de bosques ou florestas. Um programa audacioso que contará com a participação dos gestores municipais, na elaboração dos projetos.
De acordo com o governador Ratinho Júnior, que já assinou autorização para início das obras em dois municípios, Ibema e Mato Rico, com a aceleração do programa, e o engajamento dos municípios, o Paraná será, na América Latina, um dos poucos Estados a ter 80% de suas ruas municipais, totalmente asfaltadas. 155 prefeitos e prefeitas estiveram presentes, demonstrando mais uma vez, a união dos gestores municipais do Paraná.
Além do chefe do Executivo paranaense, o governador Ratinho Júnior, também estiveram no evento o vice-governador Darci Piana; o presidente da ALEP, Ademar Traiano; 35 deputados estaduais; 3 deputados federais; secretários de Estado, entre os quais Eduardo Pimentel (das Cidades), e João Carlos Ortega (Casa Civil); o conselheiro do TCE, Agostinho Zucchi; e técnicos do Paranacidade. “Foi uma grande festa promovida pelo Estado que mais cresce no Brasil. Viva os municípios! Viva o Paraná”, comentou Júnior.