O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, recebeu hoje em Curitiba a mais alta honraria do Paraná – a Ordem do Pinheiro, grau Grande Oficial. Ao lado de outras 41 lideranças que se destacam em todas as áreas no Paraná e no Brasil, Micheletto recebeu a honraria das mãos do governador Beto Richa e do chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra.
“Fico muito feliz e honrado de receber a Ordem do Pinheiro ao lado de tantas personalidades de destaque. Agradeço imensamente ao Governo do Estado e a todos que me ajudaram a receber esta homenagem. Vou continuar atuando com força em defesa do municipalismo, em benefício da população do Paraná”, comentou o presidente da AMP, que estava acompanhado de sua família.
A condecoração marca os 162 anos de Emancipação Política do Paraná, comemorados em 19 de dezembro. “É um momento especial para todo o Paraná. Estamos homenageando pessoas ilustres, que dão exemplos e contribuem para o fortalecimento da sociedade paranaense e brasileira”, disse Richa, que destacou o trabalho dos homenageados. “A homenagem se deve às mulheres e aos homens que ajudaram a moldar o Brasil como uma nação que se reconhece nas suas raízes, nas suas realizações e no seu maravilhoso potencial humano e material. E que também contribuíram para formar a identidade paranaense, que é tão cara aos cidadãos deste Estado”, disse.
Richa também citou, em seu discurso, a trajetória do Paraná, desde a sua Emancipação Política, em 1853, e ressaltou as conquistas econômicas e sociais mais recentes, atribuindo-as ao esforço e o trabalho dos paranaenses. “O Paraná não está livre dos efeitos da tormenta política, econômica e moral que abala o País”, afirmou. “Mas os paranaenses, assim como seus irmãos de tantos outros estados, não se deixarão abater pelo imobilismo e pelo medo. Vamos extrair as necessárias lições da crise, trabalhar pela recuperação da economia e promover as reformas de que o Brasil tanto precisa”.
Justa homenagem
O jurista Ives Gandra Martins falou em nome dos homenageados. “As pessoas que estão recebendo esta homenagem possuem currículos admiráveis. É uma grande honra recebê-la”, disse. O jurista também elogiou o respeito do governador Beto Richa por todos os homenageados, pelos paranaenses e por todas as religiões, já que a entrega da Ordem do Pinheiro foi antecedida pelas bênçãos do arcebispo de Curitiba, Dom José Peruzzo, e do pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby (presidente da Assembleia de Deus de Curitiba).
A Ordem do Pinheiro é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Os homenageados foram escolhidos por organizações da sociedade civil. Os nomes são então submetidos a uma comissão do Governo do Estado, formada pela Casa Civil, Chefia de Gabinete do Governador, Casa Militar e Secretaria Estadual da Cultura.
Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404