Termina no dia 31 de maio o prazo para os gestores municipais aderirem ao Programa Mais Educação. A Associação dos Municípios do Paraná – AMP orienta os secretários interessados em participar desse Programa que devem efetuar o respectivo cadastro. Para isso, é preciso inserir os dados no sistema do Programa Dinheiro Diretos na Escola Interativo (PDDE).
Antes de aderir ao Programa Mais Educação, é necessário que o secretário de educação faça o cadastro dos membros do Comitê de Análise e Aprovação, que tem as seguintes atribuições:
– Sensibilizar e motivar a liderança da escola para a elaboração e implantação do PDDE Interativo;
– Auxiliar as escolas a elaborarem os planos de acordo com os princípios que estruturam o planejamento;
– Comunicar-se de forma sistemática com as escolas que estão elaborando o PDDE Interativo;
– Reunir-se periodicamente com os grupos de trabalho das escolas para monitorar as ações do plano;
– Orientar as escolas priorizadas sobre a execução financeira e a prestação de contas de ações financiadas com recursos do MEC;
– Avaliar o plano de ação de cada escola;
– Avaliar a compatibilidade do Plano Geral com as ações previstas no PAR do Estado ou Município;
– Emitir um parecer técnico sobre o plano de cada escola, acompanhando o processo de validação dos planos pelo MEC, no caso de escolas priorizadas para receber recursos e
– Avaliar a execução dos planos e os resultados alcançados.
A composição do Comitê de Análise e Aprovação do Programa Mais Educação fica a critério do secretário, que tem autonomia gerencial para escolha dos membros. Somente após o cadastramento do Comitê é que pode ocorrer a adesão ao programa.
A AMP/PRdestaca a importância de os secretários de educação de solicitarem a adesão ao programa para garantir os recursos federais para a oferta da educação integral, o programa visa ampliar o tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escolas públicas por meio a atividades complementares.
Acesse: pdeinterativo.mec.gov.br.
Prof. Jacir – AMP/PR