Os presidentes da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Luiz Lázaro Sorvos, e da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, foram recebidos na quinta-feira passada (dia 11) pela presidenta Dilma Rousseff. O encontro aconteceu logo após o encerramento da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorreu entre os dias 8 e 11. Sorvos representou os três Estados do Sul no encontro, que durou uma hora e meia.
O presidente da AMP considerou positiva a reunião e fez uma série de pedidos importantes à presidenta da República. “Apresentamos à presidenta as prioridades do municipalismo brasileiro. Uma das parcerias importantes acertadas foi de agilizar projetos em trâmite no Congresso Nacional que são de interesse direto dos municípios, entre eles: Projeto de Lei que regulamenta a cobrança de ISSQN sobre cartões de crédito e prestações de serviços pelos bancos; Piso Nacional dos Professores; Regulamentação dos valores adicionados de ICMS e etc”, afirmou Sorvos.
Pedidos
Ele disse ainda que a presidenta Dilma esteve durante todo o tempo descontraída e solícita e se mostrou interessada em apoiar os municípios nas demandas acima discutidas, para que sejam aprovadas no parlamento. O presidente da AMP também pediu à presidenta que não vete o artigo da lei que proíbe a redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) nas desonerações que incentivam as indústrias brasileiras, principalmente as de automóveis e linha branca, com redução de IPI e IR. “Disse à presidenta que essas ações impactam os orçamentos municipais, com redução de receitas e, consequentemente, o limite constitucional de gastos com funcionários em função disso oscilam muito, colocando em dificuldades os prefeitos”, afirmou Luiz Sorvos.
Participaram da reunião com a presidenta: Ideli Salvatti (ministra das Relações Institucionais da Presidência da República), Cleudes Costa (presidente da Associação de Municípios de Goiás), Jair Sotto (1º secretário da Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski (presidente da Confederação Nacional dos Municípios), presidenta Dilma Rousseff, Marcelo Brandão (presidente da Associação dos Municípios de Alagoas), Angelo Roncalli, superintendente da AMM (Associação dos Municípios de Minas Gerais), Luiz Sorvos, Maria Quitéria (presidenta da União de Prefeitos da Bahia) e Olavo Noleto (da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República).
Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz. Reg. Mtb. 2.635-PR.
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9184-9302.